CSSJD salva vida de jovem baleado de 18 anos de Formiga em procedimento cirúrgico inédito no Mundo

Publicado por: Redação

No último dia 31 de março, o Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) fez história ao realizar um procedimento cirúrgico inédito em todo mundo! Uma cirurgia híbrida com os métodos de proteção endovascular da veia cava e reparo aberto com acesso ao fígado. Essa intervenção médica foi realizada num jovem de apenas 18 anos, da cidade de Formiga, que chegou ao CSSJD após ser vítima de uma agressão por arma de fogo, no qual um dos disparos atingiu o tórax dele. O rapaz passou por uma tomografia no qual foi detectada uma extensa lesão causada pela bala, que ficou alojada próximo ao rim direito, atingindo várias estruturas, segundo os médicos.

De acordo com a Instituição Hospitalar, a realização da cirurgia adotou uma das técnicas no modelo híbrido, que foi desenvolvida pelo Cirurgião Endovascular do CSSJD, Dr. Ricardo Okawa. Esse protocolo consiste na utilização do REBOA, um balão endovascular de oclusão de vasos calibrosos para conter hemorragias. Para o médico, o método foi fundamental para o sucesso do procedimento, uma vez que em 90% dos casos realizados pela técnica comum o paciente pode evoluir desfavoravelmente “Após uma noite inteira de planejamentos estudos e reconstruções em 3D, com apoio da nossa Diretora-Presidente, Elis Regina Guimarães, o material necessário foi adquirido (introdutor 12 F, guias e balão Giant complacente). Nós fizemos primeiro o acesso Endovascular, onde eu introduzi um balão de controle pela veia, sem abrir a barriga do paciente, para controlar o sangramento e ocluir. Depois foi realizada a abertura da cavidade abdominal e tórax e então conseguimos controlamos a lesão. O procedimento foi um sucesso, sem nenhum sangramento e sem necessidade de hemotransfusão!”, comemorou.

Continua depois da publicidade

Depois do procedimento que foi realizado em aproximadamente 3 horas, o paciente recebeu alta do Centro de Terapia Intensiva – CTI em 24 horas e no dia seguinte teve alta hospitalar. Com o sucesso do procedimento realizado no CSSJD, a técnica criada pelo Dr. Ricardo Okawa será referência para vários profissionais do Brasil e de todo o mundo, sendo publicada e apresentada tanto no Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular da SBAVC – Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, que acontece em outubro, além do Congresso Mundial de Trauma Vascular da EVTM – Endovascular Ressucitation and Trauma Management, que será em dezembro na Suécia. “O que fizemos foi histórico! Enquanto em outros lugares tem 90% de óbito, nós obtivemos total sucesso. E de impressionar, graças a Deus”.

Segundo informações, participaram deste momento histórico as equipes de Cirurgia Vascular e Endovascular, composta pelos médicos Dr. Frederico Daldegan e Ricardo Okawa, Cirurgia do Fígado composta por Dr. Flávio Rody, Cirurgia Geral, Dr. Renan Elias, Dr. Rafael Leite Macedo e Dra. Bárbara Tavares, além dos Anestesiologistas, Dr. João Bosco Couy, Dra. Ana Maciel e Dr. Gabriel Sousa Silva.

Os gestores do Complexo de Saúde São João de Deus destacaram a busca contínua pela eficiência médica e o vanguardismo na medicina, além de parabenizar o profissional e equipe que realizaram a cirurgia inovadora e histórica. “Estamos na vanguarda da medicina moderna e seguimos em busca para garantir aos nossos clientes os procedimentos cada vez mais complexos e seguros. Parabenizamos o Dr. Ricardo Okawa e equipe pela coragem de inovar e seguir trabalhando para que o CSSJD seja uma das instituições mais importantes do país!”, parabenizou o CSSJD.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Ricardo Batista disse:

    Parabéns à todos os envolvidos, Dr. Ricardo e equipe.
    Orgulho de ver tanto comprometimento e dinamismo, Sucesso !!!

  2. Matheus disse:

    Viva o SUS

  3. Humberto Pozzolini disse:

    Parabéns à todos os profissionais do CSSJD por tamanha eficácia. Ao Dr. Ricardo Okawa muitas bençãos por tamanho brilhantismo.
    Isto mostra a verdadeira cara de nossa Divinópolis e, não a vergonha política que vimos passando nos últimos anos.

Continua depois da publicidade