Com diminuição da faixa etária e aumento do público, Secretaria de Saúde é obrigada a abrir novo ponto de vacinação em Divinópolis

Publicado por: Redação

Desde o inicio, quando as vacinas começaram a ser repassadas e desembarcaram na Superintendência Regional de Saúde (SRS Divinópolis), do dia 20 de janeiro de 2021 até a última remessa que chegou na semana passada, a Prefeitura definiu que o Centro Administrativo seria o local da vacinação. Até então, de acordo com o vacinômetro atualizado, 21.893 pessoas receberam o antígeno, sendo 16.070 a 1ª dose e 5.803 da 2ª.

Os números representam aproximadamente pouco mais de 9% dos habitantes, estimados em 240.408 conforme o Censo 2020 do IBGE. Os dados foram atualizados às 15h desta segunda-feira (29). Data em que o Executivo anunciou a criação de um segundo local da vacinação prestes a ser instalado no bairro Belvedere, na sede Campestre do Divinópolis Clube.

Continua depois da publicidade

Estão sendo imunizados primeiro os  profissionais da saúde, idosos institucionalizados e agora vem sendo vacinados pessoas da melhor idade e trabalhadores da saúde que não são da linha de frente no combate a pandemia do Novo Coronavírus. Nesta segunda-feira (29) foram imunizados idosos de 76 anos. A partir de terça (30) vão ser vacinados os idosos de 74 a 75. A depender da celeridade e logística da imunização, idosos de 70 a 74 começam a ser vacinados ainda nesta semana, assim como está previsto o agendamento e cadastro dos idosos de 65 a 69 anos.

Segundo os servidores da Secretaria de Saúde (Semusa) no Centro de Triagem, a média dos outros dias que estava em 500 pessoas vacinadas por dia passou para 1.000. De acordo com um dos colaboradores da pasta, esse salto representa o aumento da população na atual faixa etária que pode se imunizar.

 

 

Carros se enfileiraram desde a entrada da UEMG – Unidade Divinópolis, até entrarem e darem a volta pelo Centro Administrativo da Prefeitura e chegar aos pontos de vacinação. | Foto: Vinícius Xavier

Porém é justamente esse processo com os elementos demográficos e sanitários, no controle e mobilização do sistema drive-thru, que revela um problema em potencial, aos olhos da população e das autoridades.

Dois pontos de vacinação serão suficientes, ou precisará de três ou quatro? O questionamento é como será a agilidade e eficácia do plano de imunização, na medida em que o público de interesse aumentar e consequentemente a demanda subir, se considerar o número de carros em trânsito e dentro das dependências dos locais determinados para receberem as doses.

Após fazer o cadastramento online e reunir a documentação necessária, os familiares se organizam em fila no alto Avenida Paraná, sentido Castro Alves e aguardam a autorização dos agentes da Settrans para entrarem no espaço.

Depois disso, eles fazem o contorno por trás da Prefeitura e saem a direita, até chegarem no posto onde os documentos dos vacinados devem ser apresentados, para em seguida se dirigirem aos guichês de vacinação nas tendas e então serem liberados. Intervalo que na última quinta (25), na parte da tarde estava levando entre 45 minutos a duas horas de prazo

Um segundo local de vacinação drive-thru

A Prefeitura de Divinópolis anunciou na tarde desta segunda-feira (29) a criação do segundo ponto de vacinação contra a Covid-19 pelo sistema de drive-thru. O novo local de imunização será na Sede Campestre do Divinópolis Clube, no bairro Belvedere.

 

Tendas e estrutura do segundo posto de vacinação por drive-thru já está sendo instalado na Sede Campestre do Divinópolis Clube. | Foto: Divulgação/PMD

De acordo com a Secretaria de Saúde (Semusa), a estrutura de tendas já foi montada e técnicos já estão fazendo as instalações elétricas, hidráulicas e de internet. Os computadores também já foram providenciados. Uma equipe de profissionais está sendo montada para trabalhar na área. Ainda conforme a pasta, a data de início da vacinação neste local será divulgada em breve.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade