FIEMG realiza curso de capacitação para Executivo de Divinópolis

Publicado por: Redação

Nesta terça-feira (09), integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Divinópolis (COMDES) participaram de um workshop, promovido pela FIEMG, sobre a Priorização de Projetos e Ações, desenvolvido pelo SEBRAE, e tem como base o Plano de Desenvolvimento Divinópolis 2030.

O conteúdo apresentado pelo consultor técnico do SEBRAE, Rafael Lucchesi Gomes, que é Sócio Diretor na LUCCHESI Inteligência em Negócios, abordou a visão de futuro para Divinópolis, eixos estratégicos e setores propulsores, através de um cronograma com planos de ação e ciclos de planejamento de um ano.

Continua depois da publicidade

Respeitando as regras de distanciamento impostas pela pandemia de Covid19, dezoito conselheiros participaram do treinamento, entre eles, o presidente do Conselho e secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Ângelo Guimarães, e o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste e vice-Presidente do COMDES, Eduardo Soares.

Turismo Religioso, Moda e Design, Siderurgia e Fundição foram temas presentes no curso. O segmento da Construção Civil também foi citado em várias ações para o desenvolvimento. No âmbito da infraestrutura, foram contemplados o Aeroporto Regional de Divinópolis, melhorias rodoviárias, disponibilização do gás natural, reestruturação dos centros industriais, destinação adequada do lixo e melhoria da mobilidade urbana. Cidade Inteligente, Observatório Econômico e apoio ao Ecossistema de Inovação estão entre os projetos estratégicos que compõem o projeto.

No item Ambiente de Negócios, a agilidade na aprovação de alvarás e projetos, atualização dos marcos regulatórios, atração de investimentos e educação empreendedora estão contemplados.

De forma dinâmica, os conselheiros foram divididos em grupos que discutiram cada eixo do projeto e apresentaram entregas que devem ser cumpridas ainda esse ano. De acordo com o Presidente do COMDES, a ideia é criar o engajamento da sociedade junto ao Poder Público pautando as prioridades dos projetos, compartilhando responsabilidades, visando o desenvolvimento econômico do município.

“Dessa forma, deixa-se de ter um plano de governo para ter um plano de cidade. Observamos isso nas melhores práticas pelo Brasil, cidades que conseguiram se desenvolver muito acima da média foram aquelas que criaram um conselho de desenvolvimento ativo, em que a sociedade participa junto com o Poder Público”, reforçou Luiz Ângelo.

Já para o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, o Conselho tem se mostrado um grande parceiro da Administração Pública na busca por soluções para Divinópolis. “Esse é um projeto de cidade que se dá pelas mãos da sociedade civil organizada, de forma que a gestão municipal poderá contar com técnicos dos vários segmentos envolvidos na elaboração de ações e estratégias de desenvolvimento”, enfatizou Eduardo Soares.

As reuniões do COMDES devem acontecer a cada 2 meses, ou através da convocação de reuniões extraordinárias, para que o grupo possa alinhar estratégias e acompanhar resultados.

Foto: FIEMG/Divulgação

Foto: FIEMG/Divulgação

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade