POR LAIZ SOARES: A vassoura de Gleidson e Doria! O populismo que une o verdureiro ao marqueteiro

Publicado por: Redação

A última vez que eu tinha visto um prefeito varrendo rua foi o Doria, imagem que saiu em jornais do país todo há alguns anos atrás.  Me lembro que achei aquilo ridículo e patético, senti vergonha por ele. Eu e milhares de pessoas. Porque aquela cena me incomodou tanto? Porque eu sabia que aquilo era “politicagem”, como dizem os políticos daqui, algo para iludir as pessoas mais simples de que o Doria era o João trabalhador, homem comum e do povo que não tem medo de botar a mão na massa.

Será que varrer rua é sinal de humildade? Ou humildade e dedicação ao povo deve ser medida na capacidade de ouvir as demandas, dialogar, reconhecer erros e pedir ajuda?  Doria é um dos políticos mais vaidosos, arrogantes e alienados da realidade do povo que o país tem hoje, foi pra rua varrer pra tentar quebrar um pouco essa imagem elitista e parecer popular. Foi ridicularizado por quem tem senso crítico, já que a cena é mesmo ridícula e todo mundo sabe que isso não é papel de um prefeito de uma cidade grande como São Paulo, nem de cidade nenhuma. Doria também foi aplaudido por muitos, os alienados que são presa fácil para esse tipo de marketing cafona e manipulador.

Continua depois da publicidade

Do que as pessoas realmente precisam? De um prefeito que atue e se comporte como um gestor que passa dia e noite trabalhando para garantir emprego, renda, comida na mesa e dinheiro no bolso da população, ou de alguém que gasta seu tempo fazendo cena para mostrar que é trabalhador? Para mim, trabalho só conta se tiver RESULTADO. E o resultado que devemos esperar é muito mais do que uma árvore podada, isso é obrigação básica de qualquer prefeitura, não deveria ser considerado um grande feito e muito menos é papel do chefe do Executivo executar.

Um prefeito de uma cidade que seja minimamente relevante e séria tem uma lista imensa de obrigações que deveriam ocupar seu tempo: Planejar o governo, pensar estratégias e metas, buscar recursos, fazer articulações políticas republicanas e efetivas para aumentar a sua própria capacidade de governar. Neste momento de pandemia tão grave, todo o tempo do prefeito deveria ser usado para: pensar como gerar mais emprego e renda em meio à crise, buscar aumento de leitos, cuidar da saúde das pessoas fazendo uma boa gestão dos protocolos de segurança, garantir a fiscalização bem feita dos protocolos para evitar que o comércio e bares tenham que ser fechados, fazer uma reforma administrativa para reduzir custos, definir metas e prioridades estratégicas para seu secretariado, acompanhar e apoiar sua equipe nos desafios estratégicos,  ir atrás de mais recursos em Brasília  e de parcerias inovadoras com o setor privado.

Além de tudo isso, principalmente neste momento: ir atrás de uma vacina para que quem deseje se vacinar possa ter acesso a ela na cidade o quanto antes possível. Também deveria estar dando o exemplo que cabe a um líder e conscientizando as pessoas sobre a importância da vacinação, desmentindo fake News sobre o assunto e tirando dúvidas das pessoas para superarmos a crise sanitária e econômica o mais rápido possível. Fazer tudo isso é muito mais difícil e dá muito mais trabalho do que ir pra rua varrer chão e podar árvore. Isso é circo pra ganhar aplausos e manter a popularidade em alta, mesma estratégia do marketeiro Doria que hoje governa SP.

O tempo é o recurso mais escasso que existe. Um bom gestor sabe disso. Não temos tempo pra perder com populismo, a situação é séria. Caiu a árvore, tem funcionários aptos a isso na prefeitura. O papel do prefeito é garantir que haja uma central de atendimento de demandas do cidadão com uma equipe que funcione e atenda as pessoas de forma rápida e eficiente 24hs por dia. Isso se faz com gestão e não com um machado na mão. Aliás, falando em gestão: qual o tempo médio de espera para as demandas que a população faz para a prefeitura quando liga na central de atendimento ou faz um requerimento no aplicativo? Vocês pretendem reduzir esse tempo e otimizar o processo? Qual o plano? Qual a meta? Isso é governar de forma séria e comprometida com toda a população, o resto é campanha política.

O prefeito é um só, e não é um super herói que consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo resolvendo pessoalmente os problemas da cidade. Entendo que queira demonstrar preocupação e mostrar presença, mas não temos tempo para isso, tem muita coisa urgente sem resposta. Não é nem bom para o próprio prefeito que ele gere essa expectativa de que vai pôr a mão na massa pra consertar problemas operacionais da cidade, porque se for governar direito não vai sobrar tempo para isso (se está sobrando tem algo errado na gestão), e o povo vai se frustrar.

Cadê a vacina para quem quer tomar? Cadê as metas e prioridades que já cobramos antes? Se você é empregado do povo, saiba que no meio do povo há gente bem exigente. Além de mim, que cobro bastante resultado de quem trabalha para mim, outros milhares de pessoas que represento compõe o “povo” do qual você diz que é empregado e também querem essas respostas. Portanto espero não ser ignorada, queremos saber sobre a vacina (não serve jogar a responsabilidade pro presidente e governador) e também as prioridades e metas do governo. Queremos acompanhar os secretários e saber quais os projetos prioritários foram definidos com eles. Também queremos saber como pretendem fazer para que a população tenha suas demandas atendidas de forma rápida pela equipe da prefeitura quando houverem tempestades, ou qualquer outra necessidade de serviço.  Boa sorte com a missão, estamos contando com vocês!

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. CRISTIANO ERNANE PEREIRA disse:

    Lamentável esse momento político que estamos vivendo,uma verdadeira palhaçada as pessoas são tão ignorantes q não enxergam que isso não passa de um um teatro um golpe sujo e uma grande perda de tempo,a política as vezes é muito injusta mas infelizmente a população merece O prefeito que tem, falsa humildade e gestos fúteis não resolverá os problemas da cidade,se continuar assim vai dá errado a cidade não vai progredir e sim O grande Ator que beneficiará do populismo sujo em um cargo acima de prefeito essa é a estratégia.
    Laiz parabéns pelo texto falou tudo vc é muito competente e sábia, merecia mil vezes ter ganhado essa eleição !

  2. Anônimo disse:

    So sei que estava com esperança, agora já estou é ficando com medo. Quando a gente acha que não tem coisa pior pra acontecer vem a frase. Nada está tão ruin que não possa piorar mais um pouco.

  3. Por Divinópolis disse:

    Texto perfeito e lúcido.
    Esse Tiririca da terra do Divino devia é ter vergonha dessa palhaçada sem graça.
    Deus nos ajude!!

  4. Jaja disse:

    Concordo que no texto a sra Laíz citou vários pontos importissimos para nossa cidade. Que inclusive nos últimos mandatos também não foram cumpridos. Só que ainda estamos na primeira semana de mandato. E outra coisa; comparar o Cleydison com o doria???? Kkkk. Fato é que serão 4 anos de matérias e textos “sem noção” da divinews, Laíz e todos os outros que perderam a eleição, que democraticamente nosso Prefeito venceu. A cobrança é papel nosso sim, mas se acalmem pessoal. Para quem teve Galileu, Vladimir e outros.

  5. joguei o voto no lixo disse:

    Nesta foto ele não esta varrendo só mostrando a vassoura.
    Demagogia gera duvida,
    Qual intenção desta foto?
    Meu caro já que você gosta de trabalhar, vá tapar buracos, pois o serviços dos garis estão ótimos, meus parabéns aos garis.
    E alias quando for fazer teatro use uma vassoura apropriada para a foto pois esta e de varrer casa, fica ai a dica.

    1. Jesse James disse:

      So nao perdem pro populismo de araque de Jair Bolsonaro. O maior canalha que ja sentou na cadeira da presidência.

  6. Elimara disse:

    Muito bom, queremos ver resultados.

  7. Jorge amado disse:

    Perfeito em todas as colocações!
    Suas palavras, comentários e suas análises, nos mostra o que poderá ser o governo desse sujeito, que irá passar a história de Divinópolis, como o maior fanfarrão, pagador de mico de todos os tempos.

  8. Anônimo disse:

    Para que ele possa fazer uma introspecção e ver se é um prefeito que pega um machado para cortar árvore caída, ou um prefeito que vai buscar recursos para aquisição de uma motoserra para que este serviço seja feito com mais eficiência e rapidez, assim o trânsito volta ao normal mais rápido, o cidadão percebe eficiência na gestão.

  9. Djonatan disse:

    Magnífico texto!!!

  10. HELIO CESAR ROCHA disse:

    👏👏👏👏👏 Sábias palavras

    1. Anônimo disse:

      Nossa futura Deputada Estadual, finalmente alguém que vai representar Divinópolis, sairemos do marasmo.politico do oportunismo de populistas que exploram a ignorância dos eleitores.

Continua depois da publicidade