Deputado Mauro Tramonte comemora aprovação de PEC que declara Lago de Furnas e Peixoto monumentos naturais de Minas

Publicado por: Redação

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em Reunião Extraordinária na manhã da última quarta-feira (25), em 1º turno, a Projeto de Emenda à Constituição do Estado (PEC 52/20), de autoria do deputado Professor Cleiton (PSC), e que teve como vice-presidente da Comissão Especial designada para analisar a PEC, o deputado Mauro Tramonte que muito comemorou a aprovação da matéria em 1º turno, na forma do substitutivo nº 2, que poderá tornar realidade a reivindicação de anos dos moradores e empreendedores da região de Furnas que desejam seu tombamento para fins de conservação do reservatório.

O substitutivo nº 2 contempla também o tombamento do Lago de Peixoto, o que foi incorporado ao texto após reivindicação feita em audiência pública realizada na ALMG. Também ficou estipulado o nível de água que deverá ser mantido nos reservatórios.

Continua depois da publicidade

O novo texto acrescenta o artigo 84-A ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição do Estado, pelo qual “ficam tombados, para fins de conservação, o Lago de Furnas e o Lago de Peixoto, localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Grande, devendo seu nível ser mantido em, no mínimo, 762 m e 663 m acima do nível do mar, respectivamente, de modo a assegurar o uso múltiplo das águas, notadamente para o turismo, a agricultura e a piscicultura”.

Originalmente a PEC propunha modificar o artigo 84 do ADCT, de forma a incluir a bacia do Rio Grande e o reservatório de Furnas entre os bens tombados para fins de conservação e ainda declará-los monumentos naturais de Minas Gerais.

Substitutivo retirou menção a monumento natural

O substitutivo nº 2 retirou a menção à declaração de monumento natural, caso em que a visitação pública está sujeita a uma série de restrições.

“Conclui-se que a declaração como monumento natural dos Lagos de Furnas e de Peixoto, e da Bacia do Rio Grande, além de não se enquadrar na legislação sobre o tema, pode representar um entrave aos usos múltiplos que se pretende garantir com a proposta em análise”, foi destacado no substitutivo nº 2.

Tombamento – Nesse substitutivo, foi ressaltado também que o ato de tombamento exige uma série de medidas, como a realização de estudos prévios, e demanda o trabalho de equipe multidisciplinar para a caracterização dos bens e da área de proteção.

“Ainda assim, é importante salientar o caráter simbólico da iniciativa de se proteger o chamado “Mar de Minas” em âmbito constitucional”, foi salientado no substitutivo nº 2.

Defesa – O deputado Professor Cleiton falou que foi dado um importante passo para o tombamento dos Lagos de Furnas e de Peixoto. Ele ponderou ainda que não se trata de um ato simbólico, conforme foi enfatizado no substitutivo. “Vamos cobrar que o tombamento provisório se torne definitivo”, afirmou.

O deputado Sargento Rodrigues (PTB) parabenizou pela iniciativa da PEC 52. “O Lago de Furnas banha 34 municípios. Então, é extremamente importante preservá-lo”, defendeu. Os deputados Bartô (Novo) e João Leite (PSDB) também se manifestaram favoravelmente à matéria.

Aprovado PL que modifica lei sobre maus tratos a animais

Durante reunião desta quarta (25), também foi aprovado em 2º turno o Projeto de Lei (PL) 4.752/17, do deputado Noraldino Júnior (PSC) e do ex-deputado estadual Fred Costa. A proposta altera a Lei 22.231, de 2016, que trata da definição de maus-tratos contra animais no Estado.

A matéria foi aprovada na forma do substitutivo nº 1, apresentado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ao vencido, ou seja, texto aprovado em 1º turno. Na reunião, ela também foi aprovada em redação final. Dessa forma,já pode seguir para a sanção do governador.

A alteração proposta na lei é para reconhecer os animais como seres sencientes, sujeitos de direito, que sentem dor e angústia, o que constitui o reconhecimento da sua especificidade e das suas características diante de outros seres vivos.

O substitutivo nº 1 ao vencido recoloca no texto do projeto o termo “sujeitos de direitos”, que havia sido suprimido na fase inicial de tramitação.

No substitutivo, foi destacado que, apesar de os animais estarem classificados como coisas (semoventes) no Código Civil, a ciência mostra que os animais não humanos possuem sentimentos, como dor, medo e angústia, além de memória, níveis de inteligência, entre outras características que os aproximam mais dos humanos do que das coisas.

O deputado Noraldino Júnior defendeu, no Plenário, que a proposta é extremamente importante para o bem-estar dos animais.

O deputado Guilherme da Cunha (Novo) se manifestou contrariamente à matéria, nessa votação em 2º turno. Ele explicou que isso se deve àconstitucionalidade da modificação proposta pelo substitutivo. Em sua opinião, a alteração deveria ser tratada em âmbito federal.

PL institui polo de incentivo à cultura de flores

O Plenário também aprovou, em 1º turno, o PL 648/19, do deputado Coronel Henrique (PSL), que institui o Polo Mineiro de Incentivo à Cultura de Flores e Plantas Ornamentais, denominado Flores para Brumadinho.

O projeto passou com a emenda nº 1 sugerida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A emenda coloca como diretrizes o que no texto original estava listado como obrigações ao Poder Executivo, o que fere o princípio da divisão de Poderes.

De acordo com a proposição, o polo será composto pelos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba banhados por esse curso d’água, a saber: Betim, Brumadinho, Curvelo, Esmeraldas, Felixlândia, Florestal, Fortuna de Minas, Igarapé, Juatuba, Maravilhas, Mário Campos, Morada Nova de Minas, Papagaios, Pará de Minas, Paraopeba, Pequi, Pompéu, São Joaquim de Bicas e São José da Varginha. Brumadinho será o município-sede.

A matéria busca incentivar a produção, a industrialização, a comercialização e o consumo de flores e de plantas ornamentais nos municípios que o integram. Também é uma finalidade, conforme o autor, alavancar a atividade econômica na região impactada pelo rompimento da barragem da Vale.

A matéria já pode seguir para análise de 2º turno da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade