ALERTA: Academias e bares abertos dependem da população, diz chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG)

Publicado por: Redação

Em entrevista coletiva virtual que ocorreu nesta segunda-feira (31), João Pinho, chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), fez um alerta para a população sobre a necessidade de seguir as medidas básicas de prevenção à covid-19. Segundo ele, o monitoramento deste último fim de semana foi observado que as pessoas estão circulando pelas ruas sem seguir as orientações sobre o comportamento social. E isso poderá atrapalhar que as academias e os bares possam continuar abertos se houver um retrocesso de ondas. E por monitoramento constante que é feito existe possibilidade de retrocesso na classificação das regiões que pode ocorrer de maneira instantânea. “Monitoramos todos os dados e, sempre que vemos alguma piora representativa, podemos decidir pelo retorno à onda anterior”, afirmou.

João alertou que, se a população não respeitar as normas pode ser necessário  voltar atrás nas decisões de flexibilização. “Por isso, reforçamos a importância de que todos sigam as diretrizes, fazendo uso de máscara, de álcool gel e respeitando o distanciamento, para que não seja preciso rever as regras”, reforçou.

Continua depois da publicidade

Até o momento, Minas Gerais registrou 216.557 casos confirmados e por covid-19 e 5.335 óbitos. A taxa de ocupação geral de leitos de UTI encontra-se em 64,82%, já dos leitos de enfermaria está em em 57,94%. 

Minas Consciente

Durante a coletiva virtual, o chefe de gabinete da SES-MG também falou sobre o plano Minas Consciente e os indicadores considerados na avaliação de cada região.

“Dentre os indicadores verificados estão a taxa de incidência, a taxa de ocupação de leitos, a positividade dos exames laboratoriais, o percentual de aumento da incidência e o percentual de aumento da positividade”, detalhou João Pinho.

Hoje apenas a região Nordeste encontra-se na onda vermelha e todas as demais estão na amarela. Para chegar à onda verde há um intervalo mínimo de 28 dias.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região
Continua depois da publicidade