Para reflexão: A VACA NÃO DÁ LEITE

Publicado por: Redação

Por Léo Junqueira: Hoje li uma velha história contada quando eu ainda era muito novo. Foi muito bom reler, depois de tantos anos. Na época, achei muita graça sem entender completamente a mensagem e a “moral da história”.

No momento tenho outra leitura. Agora, entendo melhor a parábola tão agradavelmente lembrada.

Continua depois da publicidade

Diz o conto, que uma garota muito jovem, às vésperas de completar 7 anos de idade, perguntou ao pai, qual seria o presente que ela receberia ao completar uma idade “tão adulta”, como prêmio por cumprir suas tarefas de filha.

O pai, sem pestanejar, disse a ela, que lhe daria um presente muito importante. Lhe daria de presente O SEGREDO DA VIDA. Mas só lhe daria (ou diria), quando completasse a idade.

A data esperada aconteceu num domingo muito frio e ela acordou cedo. Levantou e foi correndo ao quarto do pai o acordando com abraços e sorrisos perguntando insistentemente qual era o presente, pois estava completando a idade naquele dia e estava pronta para receber O SEGREDO DA VIDA.

O pai a abraçou, sorriu muito, brincou um pouco e lhe disse: “- Filha, meu presente a você é um grande segredo que poucas pessoas sabem. Poucas pessoas imaginam o que pode ser O SEGREDO DA VIDA, mas direi a você para que o guarde para o resto da vida!”

Ao ouvir o pai naquela formalidade toda, sentou-se na cama e aguardou impacientemente o segredo que lhe seria dito. O pai puxou seu pequeno rosto e lhe disse baixinho ao ouvido:

“– A vaca não dá leite!”

Assustada e sem compreender o que o pai disse, logo questionou, pois era sabido por todos que a vaca sempre deu leite. A vaca é um animal símbolo, dando leite, que vira queijo, manteiga, iogurte e tantas boas coisas. Era inegável que a vaca dá leite.

Após algumas risadas o pai, calmamente, lhe explicou:

“– Filhinha, a vaca nunca deu leite a ninguém. Somos nós que tiramos o leite dela. Para isso, temos que acordar cedo e buscar a vaca no pasto. Depois, a levamos ao curral, amarramos suas patas e rabo e temos que pegar um banquinho e um balde para colocar o leite que tiramos dela. E para tirar o leite, ainda temos que aprender a ordenhar o leite de suas tetas. Se não fizermos isso, a vaca nunca dará leite a ninguém!”

A garota prestou atenção a tudo que o pai disse e perguntou:

“- Então posso ir brincar com meu presente?

“- Claro! Mas terá que sair agora para buscar a vaca no pasto e fazer tudo o que lhe expliquei, porque tirar o leite da vaca é como a vida espera que faça: vá atrás do que quer, busque e pratique tudo o que for necessário para garantir que fará o melhor trabalho. Após tudo feito, você verá como as pessoas ficarão felizes com o leite que conseguiu tirar, ou seja, todos vão saborear com você o que conquistou ou tirou da vida. Esse é o segredo da vida, que poucas pessoas entendem e estou dando a você!”

Achei tão importante o conto relembrado, que não foi difícil pensar em quantas pessoas ficam esperando “a vaca dar leite”. Nem vaca, nem a cabrita, nem qualquer animal e muito menos a vida nos dará qualquer coisa, se não tirarmos dela o que precisamos.

E assim fica a lição para todos: a vaca não dá leite!

 

LÉO JUNQUEIRA é daqueles publicitários da época romântica, quando a comunicação ainda era feita com base no talento criativo. Foi sócio fundador da Insight Comunicação durante 22 anos prestando serviços de comunicação e marketing a grandes empresas, como Pastifício Santa Amália, Riclan (fabricante do Pircóptero e drops Freegell’s), Cera Inglesa, Calçados Jacob (Kildere), Café Brasil, Balas Santa Rita entre outras grandes empresas que fizeram histórias de sucesso. Trabalhou em grandes agências de publicidade em Minas e na área política, como publicitário, assessorou as prefeituras de Uberlândia, Varginha e Divinópolis além de desenvolver e coordenar inúmeras campanhas políticas em Minas Gerais. Léo Junqueira é consultor de marketing, compositor, violeiro, escritor, avô e colaborador do Divinews.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade