Polícia Civil implanta “Plantão Digital” nas Delegacias de Divinópolis e Itaúna

Publicado por: Redação

Nesta semana, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) implementou o projeto “Plantão Digital” nas Delegacias de Divinópolis e Itaúna. A plataforma, lançada em janeiro em Belo Horizonte, possibilita a realização de autos de prisão em flagrante por meio de uma sala virtual, evitando o deslocamento físico de pessoas entre as unidades.

Em Itaúna, o Delegado João Marcos do Amaral Ferreira, acredita que o plantão digital proporcionará uma resposta mais ágil da Polícia Civil em relação ao crime, no que se refere à lavratura do auto de prisão em flagrante e sua conclusão.

Continua depois da publicidade

“Além de representar para o Estado uma economia, também prestigiará as vítimas, que não precisarão mais se descolar até a cidade de Divinópolis naqueles casos em que sua oitiva se mostra necessária”, ressaltou Amaral.

O primeiro Plantão Digital aconteceu nessa terça-feira (07), na Delegacia Regional de Polícia Civil, em Divinópolis, realizado pelo Delegado Marco Antônio Noronha e a Escrivã Vanessa Dayana.

Na oportunidade, o Delegado Regional, Cleovaldo Pereira, reforçou que os autos de prisão em flagrante, realizados remotamente, não comprometem a segurança das informações. “Todas as videoconferências são gravadas e todos os procedimentos possuem assinatura digital,” disse.

Para o Delegado-Geral Flávio Tadeu Destro, Chefe do 7º Departamento de Polícia Civil, o Plantão Digital proporcionará mais celeridade ao processo, além de otimizar os recursos humanos nas unidades. “Com muito entusiasmo, estamos recebendo esse projeto aqui na região Centro-Oeste, reservando aos nossos policiais para atuarem mais no expediente e menos no plantão. Agradecemos a CDE em Itaúna, parceira histórica da PCMG na região, pela instalação e aquisição de parte dos equipamentos, os quais serão cedidos em comodato para a Polícia Civil. Esperamos em breve implementar a nova ferramenta nas Delegacias Regionais de Polícia Civil em Bom Despacho, Formiga, Pará de Minas e Nova Serrana”, concluiu.

O Projeto

O Plantão Digital possibilita a realização de autos de prisão em flagrante por meio de videoconferência entre os policiais e envolvidos em ocorrências criminais com mais rapidez dos procedimentos, ausência de deslocamentos que passam a ser desnecessários e com economia para o Estado.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade