Divinópolis: Cresce número de demissões e contratações caem em 20,4%

Publicado por: Redação

Bastante afetados pela crise econômica provocada pelo coronavírus, vários setores realizaram demissões consideráveis em seus quadros de funcionários, além de não estar contratando no atual momento, devido às incertezas. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os trabalhadores mais atingidos são de serviços, indústria e comércio.

De janeiro a maio deste ano, 8.465 pessoas foram admitidas em Divinópolis, enquanto outras 10.541 perderam seus empregos, uma variação negativa de 2.076 postos de trabalho a menos no mercado. Em comparação ao mesmo período do ano passado, as demissões sofreram um pequeno aumento, de quase 1%, já as contratações caíram em 20,4%.

Continua depois da publicidade

A diferença é notória para os médicos do Trabalho, como relata o Dr. Wagno José Ribeiro, que realiza, em média, por mês, 700 exames. Desses, 70% estão sendo demissionais e apenas 30% admissionais.

“Isso mostra muito bem o que está acontecendo na nossa comunidade. Eu tenho paciente que chega aqui e chora na minha mesa, porque está perdendo o emprego e não sabe onde vai arrumar outro”, conta médico ao Divinews.

De acordo com o especialista, com o aumento de lojas e industrias fechando, em cerca de dois meses, com o fim do auxílio e dos acertos de salários, o trabalhador não conseguirá pagar suas despesas.

“O cenário de Divinópolis no final do ano não é agradável, eu acredito que vamos ter uma carga grande de desemprego e de outras doenças, porque, hoje, grande parte das pessoas estão deprimidas, ansiosas, há um aumento de violência doméstica também”, alerta Dr. Wagno Ribeiro.

Para o médico a quantidade de pessoas que adoecem com o vírus é pequena. “Eu penso que, como muitas pessoas não tem condições boa de moradia, acaba que o risco de contaminação acaba sendo o mesmo que na via pública. (..) Precisamos nos atentar também que, todo ano, no mundo, morrem cerca de 1 milhão de pessoas de gripe, e ninguém vê isso ou trata como uma pandemia”, declara.

Para Wagno as recomendações da Saúde devem ser aderidas, mas a economia não pode se prejudicar ainda mais, pois as consequências para os trabalhadores serão ainda maiores.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    #ficaemcasa, a prefeitura, os vereadores e órgãos de classe não fazem nada para ajudar a eliminar os entraves burocráticos , sei de empresa que quer investir 2 milhões e 39 novos empregos, mais esbarram em vários incompetentes da prefeitura, área de aprovação de projetos.

  2. Anônimo disse:

    Fica em casa uai

Continua depois da publicidade