Corrida Eleitoral: 21 partidos estão aptos para as eleições municipais em Divinópolis

Publicado por: Redação

As eleições municipais foram adiadas e acontecem apenas no dia 15 de novembro, o primeiro turno, e 29 de novembro, o segundo turno. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) somente 21 partidos estão aptos para concorrer nas eleições de Divinópolis.

Em pesquisa realizada pelo Divinews, nesta terça-feira (07), os partidos que atendem aos critérios estabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são:

Continua depois da publicidade

Ainda conforme dados do TSE, podem participar das eleições os partidos que tenham registrado seu estatuto junto ao órgão até 04 de abril. Além disso, as siglas também devem ter constituído órgão de direção no respectivo município onde pretendem lançar candidatos.

Já as demais datas, devido o adiamento das eleições, também sofreram alterações, como o registro de candidaturas e início da propaganda eleitoral gratuita. Apenas a data da posse dos eleitos permanece a mesma, 1° de janeiro de 2021. Confira o novo calendário eleitoral:

  • 11 de agosto – Emissoras de rádio e TV deixam de transmitir programas apresentados ou comentados por pré-candidatos
  • 31 de agosto a 16 de setembro – Período para a realização de convenções partidárias para definir coligações e escolha dos candidatos que disputarão as eleições. Convenções poderão ser realizadas virtualmente
  • 26 de setembro – Último dia para registrar candidaturas e primeiro dia para a Justiça Eleitoral convocar partidos e emissoras de rádio e TV para elaborar um plano de mídia
  • 27 de setembro – Início da propaganda eleitoral, inclusive na internet
  • 27 de outubro – Partidos, coligações e candidatos divulgam relatório de recursos recebidos do Fundo Partidário, do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral) e outras fontes, e de gastos realizados
  • 15 de dezembro – Último dia para candidatos e partidos encaminharem à Justiça Eleitoral as prestações e contas das campanhas
  • 18 de dezembro – Último dia para a diplomação dos candidatos eleitos (atestar que eles foram efetivamente eleitos pelo povo e estão aptos a tomar posse)
  • 1º de janeiro de 2021 – Posse dos candidatos eleitos
  • 12 de fevereiro – Último dia para a Justiça Eleitoral publicar o resultado dos julgamentos das contas dos candidatos eleitos
  • 1º de março – Último dia para partidos e coligações ajuizarem representação na Justiça Eleitoral para apurar irregularidades em gastos de campanha dos candidatos.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. maria candida de aguiar disse:

    vai comecar a falsidade hipocrita. Candidatos que vomitam as mesmas porcarias de sempre… iris moreira heloisa cerri hj adversarias estou curioso para saber a plataforma das duas. Nunca vi tanta balela. Uma mais parece o rolando lero falando o que o povo quer escutar cheia de maquiagem barata. a outra Faz parto ate degraca nao tem voz nem simpatia. Antes era ventrilogo da outra. galileu querendo a re encarnacao de um governo patetico todo ano a mesma coisa. nao esquecendo do tal de cleitim que fala mais que papagaio perdido e agora vai colocar dois irmaos na mamadeira publica eh uma vergonha. os martins querendo uma.berada o eterno galã de debutantes agora quer ganhar o pleito e ser prefeito. falta o domigosabado que nao vai largar o osso tanta verba pro sao joao de deus que nao.pode ficar de fora resta saber qual rebotalho sera apoiado pelo deputado… aguardemos os proximos aconchavos.

Continua depois da publicidade