Com taxa de isolamento social abaixo de 50%, Governo de Minas realiza reunião com representantes da Macrorregião Oeste

Publicado por: Redação

Com o objetivo de apresentar propostas para conter o avanço da epidemia do novo coronavírus e avaliar a situação da região, o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira, reuniu nesta terça-feira (09), com prefeitos e gestores municipais de saúde da Macrorregião Oeste, por videoconferência, para reforçar a importância da ampliação do isolamento social e a adesão ao Programa “Minas Consciente”.

Um dos dados apresentados na reunião, foi a taxa de isolamento social da região que está abaixo de 50%. O Secretário de Saúde afirmou que esta taxa é preocupante e reforçou que o ideal é o isolamento entre 60% e 70%. O aumento de circulação de pessoas, aumenta a incidência de casos e impacta diretamente na transmissão do vírus entre as pessoas.

Continua depois da publicidade

Hoje, a taxa de transmissão, que analisa para quantas pessoas um infectado pela Covid-19 é capaz de transmitir, está em 1,23 em Minas Gerais e 1,39 na Macrorregião Oeste. Com isso, o secretário afirma que é preciso a adesão dos municípios ao programa “Minas Consciente”, para uma capacidade assistencial “Vamos continuar a ter transmissão por um bom tempo, mas nosso objetivo é tomar ações para evitar o pico. Por isso precisamos ter uma taxa de transmissão entre 1 e 1,2, pois o isolamento permite que não sobrecarreguemos a estrutura de saúde. Os novos leitos de UTI só serão úteis, se tivermos um isolamento adequado”, explica Carlos Amaral.

Até o momento, apenas Santo Antônio do Monte, da Macrorregião Oeste, com 28.243 habitantes, aderiu ao programa. A Macrorregião Oeste está classificada na onda verde do “Minas Consciente”. Esta onda permite que apenas serviços essenciais funcionem.

O Superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva, ressaltou que a pasta desenvolve um trabalho de articulação junto aos municípios. “O nosso compromisso em nível regional tem sido um trabalho muito árduo para gerir a assistência na região. Este encontro é um marco. Precisamos dividir responsabilidades entre prefeitos da região”, disse o superintendente.

Com 53 municípios e uma população de 1,2 milhões de habitantes, a região, apresenta, segundo Painel Coronavírus do Estado de Minas Gerais deste dia 09, 697 casos confirmados pela doença. Destes, 244 estão em acompanhamento, outros 442 se recuperaram. Os óbitos confirmados chegam a 11 casos.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. CARLOS ROBERTO DE SOUZA disse:

    Noite à TODOS: Com todo Respeito, Esse Secretário da Saúde, Carlos Eduardo, ele com Certeza é o Segundo Mandetta da Saúde em Minas. Segundo entrevistas desse Cidadão, Só FALA em Isolamento. O Governador Romeu ZEMA, Deveria Demitir esse Secretário da Saúde.🤔🙄🤔🙄🤔🙄. Um abraço à TODOS!!!!

    1. ricardo disse:

      por acaso, o sr CARLOS ROBERTO DE SOUZA, sabe de algum remédio mais eficaz contra a COVID-19? fala prá gente!

Continua depois da publicidade