Aeroporto de Divinópolis com investimentos de 6,7 milhões pode voltar a funcionar neste ano

Publicado por: Redação

Na manhã desta terça-feira (26) foi assinado o convênio para a compra de equipamentos novos e modernos para o Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral, em Divinópolis. Sem voos comerciais desde 2018, a expectativa é que o cenário mude ainda neste ano e o aeroporto tenha o mesmo porte de regionais como Montes Claros e Juiz de Fora. Estavam presentes o prefeito, Galileu Machado, o Deputado Federal, Domingos Sávio, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Nogueira, o assessor especial, José Alonso, e o representante a Infraero, Nanato Almeida.

De acordo com Domingos Sávio, o valor de R$ 6.700,028, 46 orçado para o investimento do local, sairá do Fundo Nacional de Aviação Civil, que tem como objetivo melhorar a estrutura da aviação nacional.

Continua depois da publicidade

“Antes falávamos de um valor bem menos, mas em estudos com a Infraero, nós percebemos que seria o melhor para colocar nosso aeroporto no patamar dos grandes aeroportos regionais de Minas, e que tem equipamentos, que agora nós teremos, além disso, o valor soma-se a obras no pátio de manobras que precisa de uma estrutura que suporte essas aeronaves mais pesadas. Com isso, nós garantimos a segurança e modernidade para o nosso aeroporto”, disse o deputado federal.

Entre os equipamentos que serão licitados estão os sistemas Papi e Rnav, que atuam para segurança e orientação para pousos e decolagens, permitindo que os pilotos sejam guiados por GPS e também por luzes instaladas nas laterais da pista que informarão a altitude precisa da aeronave.

Em entrevista ao DiviNews, Domingos Sávio ressalta que essa é uma vitória importante para a cidade e toda a região Centro-Oeste e que pós pandemia será um fator diferencial para reestabelecer a economia de Divinópolis. “Desde que pararam os voos comerciais da Azul, nós vimos que só conseguiríamos retornar após melhorar a condição do nosso aeroporto para ele ser mais competitivo e trazer para cá mais investimentos. E percebemos que só realizaríamos isso após traçar um plano de segurança de voo, para que as aeronaves possam posar aqui a noite, com tempo ruim, tendo instrumentos de navegação aérea que ofereçam essa segurança”, conta.

O prefeito, Galileu Machado, garante que a conquista foi após grande esforço do governo com idas à Brasília, e da secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Hoje estamos assinando um termo de compromisso com o Ministério de Infraestrutura para concluirmos as obras do aeroporto e gostaria de manifestar minha satisfação, pois é um momento muito importante para a nossa cidade que, dentro do prazo estipulado, terá um dos maiores aeroportos do país, com voos para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília”, afirma o chefe do Executivo.

Já secretário Rafael Nogueira afirma que a empresa Azul provavelmente retornará suas atividades na cidade com o voo inicial à Campinas, como era antes. “É o que nós já tínhamos e conhecemos o mercado, então é mais fácil para iniciarmos, focamos no que já temos encaminhado, mas pretendemos ampliar as linhas de todos que conseguirmos”, explica.

Ainda no convênio feito com o Governo Federal, está a reforma da casa de Brigadeiro, patrimônio tombado, que será transformada em um museu. “Um dos equipamentos será instalado em um dos cômodos da casa, além da sala para a administração da Infraero, e o resto disponibilizaremos para o museu, já temos algumas relíquias, que deixaremos expostos lá”, conta Rafael Nogueira.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    DINOVO ????????? ATE QUANDO???
    Poderia me informar em 1 ano de trabalho domo nosso secretario de desenvolvimento econômico, qual nome mesmo? ha deixa pra la. o que foi que ele fez ou ajudou na situação econômica de Divinópolis? as entidades de classe colocaram ele e deram o famoso tipo no PÉ.

  2. Laura disse:

    Cenas do filme o sem noção. Aeroporto falido pra uma cidade operária,E o povo morrendo doente. Verdadeiramente vergonhoso.

  3. Anônimo disse:

    Pega este dinheiro e faz logo a ponte do 48. Ligando o Hospital Regional ao Aeroporto.

  4. Anônimo disse:

    É um absurdo enfiar 6 milhões num aeroporto que nem tem vôos regulares, já enviaram uns muitos milhões aí e a galinha num levanta vôo, esse deputado devia trazer verbas pra acabar
    o hospital público, so falta criar um vôo para Brasília terra de ratos, que saquearam a nação.

Continua depois da publicidade