Vereadora Janete quer parecer da Procuradoria sobre legalidade de Projeto para retirar gatilho salarial de “agente público”

Publicado por: Redação

“Agente Público é um gênero que comporta todas as pessoas que mantenham alguma espécie de vínculo com a administração, quer seja temporário ou permanente, para exercer uma atividade remunerada ou não”. Isso define que os servidores públicos municipais concursados, ou não, são agentes públicos

O Divinews teve acesso ao documento em que a vereadora Janete Aparecida (PSC) nesta última segunda-feira (27), encaminhou através da Presidência da Câmara  um oficio para a Procuradoria solicitando um parecer sobre a legalidade da elaboração de um Projeto de Lei de sua autoria para a retirada do gatilho do “agente público”.

Continua depois da publicidade

O fato é que,  existem  alguns vereadores que nos bastidores não concordam com o gatilho salarial dos servidores, mas no plenário por temer a reação da categoria nas urnas não são explícitos. Quando abordam o assunto, falam de forma truncada, e ininteligível.

O gatilho foi aprovado no final da administração do ex-prefeito Demétrius Arantes, que  foi cumprido pelo seu sucessor, o ex-prefeito Vladimir Azevedo, por  8 anos e agora Galileu Machado, por 3,4 anos.

O Divinews após aguardar o posicionamento da vereadora, ela preferiu enviar um oficio para o SINTRAM mas só após a publicação desta noticia, dizendo que o seu pedido de parecer de retirada de gatilho, refere-se aos “agentes políticos, vereadores, assessores, secretários, prefeito e vice-prefeito”, e não “agente público” que englobaria todos, incluindo os servidores de carreira. Contudo, a vereadora através de uma emenda de sua a Câmara acabou de aprovar a redução dos salários dos próximos vereadores em 25%, e já protocolou uma emenda a Lei Orgânica para a redução dos salários de toda a categoria, incluindo também o Executivo já para a atual legislatura. Diante disso para a ser conflitante a sua linha de raciocínio de uma consulta ao Executivo, que só abrangesse os “agentes políticos”, já que eles serão afetados diretamente por duas de suas ações.  

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Na hora de reduzir os salários deles, os vereadores correram, e depois aprovaram uma redução mísera de 25%, onde vão ganhar a bagatela de 9.000 reais.
    Agora pra mexer no salário dos servidores, são muito rápidos e eficientes. Querem tirar o gatilho, ai todo ano tem a inflação e o salário não aumenta. Daqui há alguns anos alguns servidores estão ganhando menos que 1 salário mínimo!!

  2. kiko disse:

    acabar os cargos dos apatrinhando nem pensar,

  3. Márcia Aparecida Cecílio disse:

    Tenha coragem de fazer um projeto acabando com os cargos comissionados.Deixa de ser injusta, a reposição da inflação é o único mecanismo de correção dos nossos salários.
    Você conseguiu acabar com resto de respeito e admiração que eu tinha pelo seu trabalho.

  4. Anônimo disse:

    Essa aí e corja que estão na camara de Divinópolis, nunca mais assumirão cargos políticos com certeza.

  5. Sônia disse:

    É… O salário deles está garantido. Com certeza terão aumento todo ano sem precisar mendigá-lo. “A culpa da recessão é do trabalhador”. Vamos às urnas…quem sabe poderemos mudar nossos edis, pois, esses que estão aí esqueceram que através de impostos pagos pelo trabalhador é que recebem seus salários.

Continua depois da publicidade