Infectologista projeta que Divinópolis em 14 de maio poderá ter cerca de 5.760 casos da COVID-19 com necessidade de 288 leitos de UTI

Publicado por: Redação

As projeções dos números da evolução dos casos confirmados da COVID-19 em Divinópolis foram feitas na última quinta-feira (16) através de um vídeo gravado pela medica infectologista Dra. Rosângela Guedes, em que ela além de considerar tecnicamente que o coeficiente de incidência da doença no município de 18,08 é superior a do Brasil com 13,41 naquela data – A médica avaliou em seu vídeo que o número de infectados dobra a cada  4 ou 5 dias. Com isso na última quinta-feira (16), com 45 casos, ela previu que nesta segunda-feira (20), o número poderia chegar a 90 casos; e que no dia 24, os casos podem subir para 182; no dia 28/4 para 360 casos; para chega no dia 2 de maio, em 720 casos; e no dia 6 em 1.440 casos; em 10 de maio em 2.880; E em 14 de maio alcançar o estratosférico número de 5.760 casos – Ainda, segundo ela, como o índice de pessoas infectadas que precisam de CTI é de 5%, só para servir ao município seriam necessários 288 leitos, e Divinópolis só possui 140 leitos, com isso haveria um déficit de 148 leitos.  

Dra. Rosangela Guedes, finaliza seu vídeo, alertando para que os gestores antes de decidir se podem ou não relaxarem nas medidas de confinamento, precisam responder as perguntas por ela feita.

Continua depois da publicidade

– Meu município tem leitos com respiradores suficientes para atender os pacientes nas próximas semanas?

– Minha equipe esta qualificada com um responsável pelo atendimento intensivo?

– Tenho EPI (Equipamento de Proteção Individual) para a segurança dos profissionais?

Transcrição literal da fala da médica no vídeo

“Estamos observando que vários municípios ao redor da nossa cidade têm relaxado nas medidas do isolamento social. E antes de você se posicionar se é contra ou a favor em qualquer discurso político ou econômico, gostaria de apresentar para vocês alguns indicadores epidemiológicos fundamentais que os nosso gestores de saúde tem utilizado para propor essas medidas de distanciamentos, e todas as análises que precisam ser feitas cuidadosamente, antes de termos a certeza se é hora ou não de afrouxar esse nosso isolamento”

“Primeiro ponto bastante importante, é a gente tentar entender como o vírus está se comportando na nossa população. É claro que o ideal seria que tivéssemos testagem em massa de toda população, isso não acontece. Nós sabemos que até para os pacientes que estão doentes nós temos dificuldades de oferta desses exames. De toda forma é muito importante a gente conhecer o número de casos confirmados no município para que a gente consiga calcular o coeficiente de incidência do coronavírus em cada uma dessas cidades”

“O coeficiente de incidência é determinado pelo número de casos confirmados, dividido pela população daquele município – Hoje o coeficiente nacional é de 13.41 casos para cada 100 mil habitantes. E a nossa cidade, hoje é 16 de abril nós temos 45 casos confirmados o que nos dá o coeficiente de incidência de 18,08 casos para cada 100 mil habitantes. Portanto, maior que o coeficiente nacional, o que nos coloca em uma situação de alerta, ou quase emergência em saúde pública”

“Outro dado que a gente precisa considerar é a nossa capacidade de atendimento. Então cada prefeito, cada gestor, cada município, precisa responder as seguintes perguntas: O meu município tem leitos suficientes para atender a esses pacientes nas próximas semanas. Entende-se como leitos qualificados os que possuem respiradores, leitos com equipe médica qualificada, um responsável pelo atendimento intensivo, uma equipe bem constituída, e com EPI para segurança de todos os profissionais”

“Outra pergunta que é preciso ser respondida é qual é a taxa de ocupação da UTI da minha cidade. Quantos leitos eu tenho disponíveis para atender esses pacientes. Lembrando que as nossas UTIs não estarão disponíveis só para os pacientes com Covid. Eles estão e sempre estiveram ocupados com as outras doenças que vão continuar chegando. É preciso ter noção de tudo isso”

“O número de casos, ofertas de leitos, taxa de ocupação desses leitos. Equipes especializada para atendimento e oferta de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para todos os profissionais”

“Hoje, no dia 16 de abril temos informados pelo Ministério da Saúde, 28.320 casos confirmados de coronavírus no Brasil, com 1.736 mortes. Mesmo considerando a subnotificação. E os problemas de demanda que já comentamos. Se vocês observarem as curvas que são apresentadas pelo ministério da saúde, nós estamos observando um crescimento exponencial desses números. Então a cada 4 ou 5 dias estamos notando que dobramos o número de casos confirmados no país”

“Eu quero trazer isso para nossa realidade local, para Divinópolis. Se nós mantivermos o mesmo comportamento nacional de dobrar de dobrar o número de casos a cada 4 ou 5 dias nós vamos encontrar a seguinte curva: Hoje, 16/4, 45 casos. E por aí vai para uma projeção de que no dia 14 teremos 5.760 casos de pessoas doentes em nosso município”

“Nós podemos mudar essa realidade? Claro que podemos, se a gente caprichar mais nas medidas de isolamento social, se aumentarmos a oferta de leitos, se nos prepararmos melhor”

“O que eu quero dizer com isso, é se no dia 14 de maio chegarmos a uma projeção de 5.760 doentes em nosso município. Considerando que 5% vão para a terapia intensiva, nós vamos precisar de 288 leitos de CTI”

“E qual é o problema? A nossa cidade hoje tem em torno de 90 leitos de UTI com uma possibilidade de crescer mais 50 leitos. Então o nosso número de ofertas de UTI estará muito aquém da nossa necessidade”

“São todas essas observações que os gestores precisam fazer para decidir se podemos ou não relaxar nas medidas confinamento social”.

“Mas eu acho importante, você cidadão conhecer esses números, conhecer essa projeção, conhecer essa realidade. Eu espero que essa curva nossa tenha esse comportamento. Se todos colaborarmos com as medidas que estão sendo propostas nós podemos mudar a realidade dessa curva e ai sim nas próximas semanas chegarmos à conclusão que a gente tem condições de reduzir as medidas de distanciamento. Mas por enquanto temos que considerar tudo isso”.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Juliano barros disse:

    Parabéns Doutora por ser médica e não empresária.
    Sucesso no seu trabalho.

  2. DANIEL COUTO disse:

    Bem Dra., já vendo os números de segunda feira, dia 20, já constata que V.Sa. errou FEIO.
    – previsão Dra. Rosângela ……………. 90 casos
    – Casos confirmados ……………………. 57 casos

    Portanto Dra. refaça seus cálculos, mas desde já eu creio que ou a Sra. não é boa em cálculos ou pegou a fórmula errada.
    Deveria se ater a sua área de atuação, a médica, e não em cálculos.

  3. Aldo Valadares disse:

    Demagogia!!! Cinismo!!! Política!!! Corrupção!!!
    Desculpe mas essa “médica” está promovendo o caos e a histeria. E inadmissível uma profissional que se diz “infectologista” tentar prever o futuro. Seria o mesmo que um oncologista adivinhasse o dia que seu paciente irá morrer. É absurdo fazer esse tipo de declaração para disseminar o medo nas famílias.
    Sabemos bem do porque nos querem dentro de casa em meio a um estado de calamidade né!?

    Infelizmente politizaram o Vírus.

    Estão brincando com o povo por vaidade política.

    Quero ver a Polícia Federal apurar os gastos feitos por essa administração.

    1. Eduardo R disse:

      Mae Diná

      1. Terence disse:

        Fraude danada. Comentei lá no insta que não chegaríamos nem próximo desse número de casos nessa data e principalmente o uso de leitos de UTI seria muito menor. Desde o início nunca foi necessário mais que 50 leitos de UTI para covid19. Os comentários foram apagados lá no insta, e bloqueou novos comentários.

  4. Flavia disse:

    Ela cria pânico e vai contra todas projeções nacionais. Faz comparações por milhões de habitantes(irreal com a realidade da cidade)a fonte utilizada é secretaria municipal de saúde, que a própria faz parte.
    E é notório o nervosismo dela vendo que a realidade não está de acordo com seus desejos.
    Um desserviço total.

  5. Adlis Ramo Mota disse:

    Que Deus abençoe cada profissional de saúde!; tomará que consigamos passar por tudo isso com os menores numeros possíveis!!; é um grande investimento não ser contagiado é ter a doença….

  6. Anônimo disse:

    Continua fazendo diagnóstico e fazendo o bom trabalho doutora. E deixa a estatística e o cálculo aplicado para os matemáticos, fisicos e engenheiros. Não há dados suficientes para fazer uma projeção a nível sequer de bairros. Só gostaria de uma explicação plausível para um coeficiente de mesma população que cresce??? Então é desvio padrão e não coeficiente.

  7. Sebastião Marques Mateus disse:

    meu amigo Helder Ribeiro, esta profissional esta correta, ela esta trabalhando com números, com lógica, esta ciência é epidemiologia e ela não falha, mas podemos reverter esta situação, só depende da gente ficarmos em casa e seguirmos as recomendações de higienes.

  8. Sebastião Marques Mateus disse:

    Meu grande amigo Helder Ribeiro, esta profissional esta trabalhando com números,isto é epidemiologia e ela esta certa, se não haver um isolamento rígido, vamos sim amargar com esta quantidade de doentes citados por ela, depende exclusivamente de nós ficarmos em casa. isto é realidade.

    1. Adriano disse:

      Mas falhou. Hoje foram 38 ao invés de 90. Errrrou feio.

    2. Aldo Valadares disse:

      Tira a viseira da sua cara!!!!! Estão misturando saúde com política para algum fim. Sabe quem né!? Vamos acordar gente. As catas já estão na mesa. Só não ver quem Não quer!!!!

    3. Aldo Valadares disse:

      Até a OMS já mudou o discurso. Há dias máximas que movem o mundo:
      PODER e DINHEIRO.
      Não acredite em achismo!!!!

  9. Paulo Cesar disse:

    DOUTORA TÁ NA PROFISSÃO ERRADA!!!DEVERIA SER TAROLOGA OU PROFESSORA DE MATEMÁTICA!!!JÁ ERROU DE PRIMEIRA FALOU EM 90 CASOS DIA 20 E SÃO 57!!!DIVINEWS ANOTA AÍ QUE VAMOS COBRAR DA DOUTORA ROSÂNGELA OS PRÓXIMOS NÚMEROS DE FUTUROLOGIA !!!!

    1. Aldo Valadares disse:

      Exatamente! Demagogia e cinismo compõem o caracter dessa “médica”. Será que ela está alinhada com sei patraozinho Rinaldo?!

  10. helder ribeiro duarte disse:

    vai jogar com mentiras la nas prefundas do inferno, como diziam os antigos. vai ser adivinhona assim la longe. diz ai, quais seram os nunerosa da telesena vencedora?

    1. Aldo Valadares disse:

      👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻. Nunca atingiremos pico Se não houver contaminação. Será que estão esperando o inverno chegar!??? Acho que a meta deles Será atingindo de um jeito ou demitido! covid ou fome!!!

Continua depois da publicidade