A enfermidade da Comunicação da Prefeitura de Divinópolis

Publicado por: Redação

A comunicação é uma atividade de vital importância nos dias de hoje. Informar é quase uma ciência e exerce um poder enorme para o esclarecimento de dúvidas e direcionamento do comportamento e tomada de decisões. Existem leis específicas para a utilização da informação pelas instituições públicas e a elas cabem critérios e regras para que a comunicação seja uma ferramenta útil e eficiente.

Mas, infelizmente, a população de Divinópolis tem recebido uma enxurrada de comunicados desencontrados produzidos por incompetências ou brigas de egos. Nunca se sabe ao certo se são informações corretas ou a confirmação de equívocos desencontrados do que realmente precisa ser dito.

Continua depois da publicidade

Num momento em que a população precisa de orientações precisas sobre a pandemia que assola o mundo e vem batendo à porta de cidades brasileiras, como Divinópolis, a única coisa que não vem merecendo credibilidade é a comunicação da prefeitura, que claramente vem batendo de frente com a Secretaria de Saúde.

Parto do pressuposto, que quem entende de saúde são profissionais qualificados e com experiência em medicina no atendimento à população. Da mesma forma, quem entende de comunicação são os profissionais que estudaram e possuem qualificação para falar o que é preciso, com precisão, clareza e a verdade de um fato.

Porém, o que estamos assistindo nas redes sociais é a batalha de egos entre quem gera a informação e quem a distribui. Tornaram a comunicação da prefeitura numa fábrica de notícias estranhas e quase sempre inverídicas, por que os números quando são confrontados não batem.

O ego atrapalha todo o processo por centralizar as informações em uma única mão, mais por soberba do que assoberbada, além de extrapolar a hierarquia necessária em qualquer instituição pratica o “deixa comigo” para depois dizer que “ninguém faz nada”, tadinha.

Não são analisadas as informações e muito menos a origem, o conteúdo ou ao menos a intenção. Tanto a comunicação, quanto a Secretaria de Saúde se agarram em suas razões como um doente se pega no remédio, mesmo que esse produza efeitos colaterais. Sendo assim, inverteram-se os papéis! Informação é diferente de confirmação. Comunicação é diferente de interpretação e que Deus nos guarde de tanta ignorância e prepotência!

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade