Risco de rompimento de barragem faz Policia Militar retirar moradores de cidade mineira

Publicado por: Redação

A Polícia Militar de Minas Gerais, junto ao Corpo de Bombeiros e assistentes sociais de Florestal, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, evacuou cerca de 40 pessoas que moram no distrito de Gameleira nesta segunda-feira (17). O motivo? Risco de rompimento de uma barragem de água localizada em uma fazenda nas proximidades. O povoado está distante 75 quilômetros de carro de BH, 40 de Betim e apenas 24 de Betim.

De acordo com a Polícia Militar, a represa está localizada na Fazenda Onori e um engenheiro contratado pela prefeitura atestou orisco de rompimento da estrutura. A represa apresenta abatimento do solo, erosão do terreno e vazamento de água, que indicam que o colapso pode ocorrer em breve.

Continua depois da publicidade

A represa tem, aproximadamente, 50 metros em cada lado e 1,5 metro de profundidade: um total de 3.750 metros cúbicos de volume, segundo a PM.

A fazenda abriga outras três represas, todas em risco, mas a situação mais grave é dessa vistoriada pelo engenheiro. Além disso, de acordo com a corporação, agentes da Polícia Militar de Meio Ambiente de Florestal vão retornar ao local para verificar se a documentação da estrutura está em dia.

Os moradores evacuados foram levados para casa de parentes e para uma pousada localizada nas proximidades do distrito de Gameleira.

Segundo as autoridades, o proprietário da barragem se comprometeu a esvaziar as quatro estruturas de maneira segura e contratar engenheiros competentes para realizar reparos nas represas.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade