Secretário tem expectativa que “Sambódromo da Pitangui” proporcione o melhor pré-carnaval de todos os tempos em Divinópolis

Publicado por: Redação

O secretário de Cultura de Divinópolis, Gustavo Mendes, em entrevista ao Divinews disse ter a expectativa que a mudança de local do pré-carnaval de Divinópolis, da Praça do Mercado para a Rua Pitangui, ao oferecer uma melhor estrutura, com mais segurança e também conforto, a folia seja histórica para quem for participar. Gustavo espera que a Pitangui receba  entre 30 e  40 mil foliões.

Continua depois da publicidade

O novo local, ou seja, a Rua Pitangui será totalmente fechada com tapumes nas ruas transversais, desde o seu início na Avenida JK até o Mercado Distrital. Serão apenas três entradas para que os foliões tenham acesso, um deles na Rua que dá acesso para a Ponte do Danilo Passos, dos dois lados, um ao lado da JK e outro chegando pela ponte. Um terceiro acesso ainda para os foliões será na outra ponta da Rua Pitangui, entrando pela Rua Centralina, do lado da Avenida JK, já no lado contrário, próximo ao Supermercado BH, a entrada será de exclusividade dos três blocos que desfilarão pela Pitangui, Haja Amor, Cipó e Barteria.

A segurança foi um ponto de destaque ressaltado pelo secretário, ao confirmar que no circuito oficial está proibido o uso de garrafas de bebida ou para qualquer outra coisa. Serão 100 seguranças, além do efetivo da Policia Militar, e os brigadistas.

O local para as crianças será reservado e com uma grade de proteção, e vigias para dar mais segurança tanto para as próprias crianças quanto para os pais. A Biblioteca Ataliba Lago também estará presente no espaço.

Programação

Sábado (15)

No circuito da Rua Pitangui, na direção da JK para o Mercado, vão desfilar três blocos, o “Cipó” as 13h30min; “Haja Amor” as 15h30min; e o Barteria as 17h30min.

Ficarão fixo em um palco no Mercado Distrital, o “Bloco do Samba”, da Tia Elza, se apresenta as 13 horas; o “Bloco do Cléo”, a partir das 15 horas, e o Bloco dos Caveiras, às 17 horas.

As 10 horas o bloco “Os caveirinhas” se apresenta no espaço destinado para as crianças.

Os desfiles dos blocos na Rua Pitangui, e as apresentações dos blocos nos palcos, acontecerão simultaneamente.

A dispersão dos blocos que desfilarão na Pitangui será na Rua que dá acesso para o Bairro Danilo Passos, no sentido da ponte.

Recursos financeiros do pré-carnaval

O secretário de Cultura, Gustavo Mendes, rebatendo algumas criticas de que o dinheiro que está sendo usado poderia ser empregado tapando os buracos da cidade, ele explicou que a verba é carimbada, especificamente para ser usado em ações da cultura. E que se houver desvio de finalidade torna-se crime de improbidade. E ainda que o entretenimento também é em benefício do povo.

Finalizou afastando a possibilidade de que a mudança de local possa enfraquecer o pré-carnaval. Diz que o diferente é com relação somente a distância, que as pessoas terão que se deslocar até a Pitangui, que em contrapartida haverá mais espaço, segurança e mesmo banheiros químicos. Tem a expectativa que o pré-carnaval seja gigantesco com o comparecimento de entre 30 e 40 mil foliões, e já espera que em 2021 esse número seja ainda maior.

Veja o mapa

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Eduardo Augusto disse:

    Tá de brincadeira, o ano passado deu 80 mil no centro, não tinha como andar, e vem falar que o carnaval na Pitangui é para segurança, que vai melhorar o carnaval, sem comentários. O carnaval mais uma vez foi tirado do centro para beneficiar os ricos e poderosos que não podem ser incomodados apenas um dia do ano. Roça chamado Divinópolis

  2. Anpnimo disse:

    Misericordia isso nao

  3. Anônimo disse:

    Triste pensamento tacanho,interiorano, aqui nada funciona, porque retirar o carnaval da região central que tem toda estrutura, afinal é blocos de rua, com isso BH bomba carnaval explode em toda BH, eta caipiras fudigos que compõem essa gestão desastrosa.

    1. Anônimo disse:

      Vai acabar com o pré-carnaval de Divinópolis. E esse mapa? Foi uma criança que desenhou? Ridículo.

  4. Anônimo disse:

    Dinheiro carimbado da cultura para o carnaval. O secretário interrompeu os trabalhos para a restauração do Museu Histórico, que iam a todo vapor, em parceria com especialistas da nossa comunidade universitário. Prof. Márcia Helena da UEMG, Arquiteto João Batista Rodrigues, Prof. José Heleno da UEMG, Prof. Coelho da Pitágoras e tantos outros especialistas dão notícia do trabalho que andava, a partir do Projeto Diagnóstico, coordenado pela Prof. Márcia Helena, em 2018. O S.r Pedro Machado, sobrinho neto do prefeito, Gerente de Memória e Patrimônio, sem a mínima capacidade para o cargo, decerto não dá notícia. O secretário de governo e o próprio prefeito e o secretário de cultura também se omitem. Porque estão cientes de um processo em curso que foi abortado. Enfim, não existe recurso carimbado na SEMC que possa ser usado para o carnaval. Este governo não tem compromisso com a cultura de Divinópolis. É absurdamente leviano e inconsequente.

    1. Servidora do Museu disse:

      De fato suas palavras não condiz com a realidade de hoje!!! Sou servidor concursado do Museu e os trabalhos para revitalização do Casarão estão a todo vapor juntamente com a Professora Márcia Helena que tentou a parceria com a Faculdade Pitágoras mas que não teve interesse em continuar com a parceria. Caso queira saber de mais detalhes, informe-se com a professora Márcia e seus alunos que continuam a trabalhar arduamente para entrega desses projetos. Seu comentário é sem embasamento e leviano não passa de uma tremenda falácia!!!!

Continua depois da publicidade