Alexandra Galvão, primeira mulher a presidir CDL Divinópolis finaliza mandato com grandes realizações

Publicado por: Redação

Alexandra Elisa Galvão Barros, a primeira mulher a presidir a Câmara de Dirigente Lojista de Divinópolis, finalizou a sua gestão, no triênio 2017/2019 com uma das melhores gestões frente àquela importante entidade, tanto nas participações amplas nos mais diversos temas inerentes à classe que representou, quanto em quase todas as discussões sobre o desenvolvimento econômico, social e empresarial da cidade.

´Associativismo como ferramenta de mudança`. Foi sob esse slogan que Alexandra Galvão deixou sua marca, desenvolvendo seu trabalho frente a CDL Divinópolis, como a primeira mulher a assumir a presidência da entidade.

Continua depois da publicidade

Alexandra Elisa Galvão Barros é graduada em Ciências Contábeis. É sócia-proprietária da empresa Gemaquinas, presente no mercado divinopolitano há 30 anos na área de locação de venda de máquinas e equipamentos para construção civil e indústria. Atuou como diretora de promoções e eventos na Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis – CDL, nas gestões 2011-2013 e 2014-2016. Assumiu a presidência da entidade para a gestão do triênio 2017-2019, onde atuou também como Conselheira Fiscal na Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais – FCDL-MG.

Na presidência junto à Alexandra estiveram como Primeiro Vice-Presidente, Luís Carlos Gomes (Sandra Enxovais) e Segunda Vice-Presidente, Mônica Simões Machado Vitor (Qualific).

50 anos de CDL Divinópolis

A CDL Divinópolis completou 50 anos no dia 22 de outubro de 2017, e pela primeira vez uma mulher esteve no posto máximo da entidade. Dentre vários desafios, trabalhar o associativismo como ferramenta da mudança foi o foco da gestão do cinquentenário da Entidade. Para comemorar essa data tão marcante, a entidade realizou uma tarde cultural na Praça da Catedral com apresentações de teatro, música e dança. A CDL foi agraciada com prêmio Xeque Mate pelos 50 anos de sua fundação.

Combate ao Comércio Ilegal

Combater o comércio ilegal e lutar pelo fortalecimento do varejo e prestadores de serviços regularmente registrados e pagadores de seus impostos, é uma das premissas da CDL, intensificada durante a gestão da Alexandra.

A CDL Divinópolis junto a outras entidades representativas dos inúmeros segmentos produtivos da cidade, constituíram uma comissão, em busca de alternativas e medidas visando minimizar os reflexos negativos do comércio ambulante ilegal sobre a economia local e os prejuízos que trazem para a população em geral, principalmente para a segurança, saúde e mobilidade humana.

Campanhas

Na Gestão 2017/2019 foram realizadas grandes campanhas para fomento do comércio:

Campanha Divino Natal: mega campanha com adesão de 95 lojas, com sorteio de uma moto CG160 Fan, uma TV Led 60′ e dois smartphones Galaxy J6, além dos mais de R$50 mil em prêmios instantâneos no raspou, achou, ganhou.

Dia Livre de Impostos, com o apoio da ACID, a CDL realizou uma ação de conscientização sobre a alta carga tributária. E os lojistas participantes comercializaram produtos com descontos do valor representado pelas taxas de tributação, paga pelos consumidores.

Semana do Brasil, movimento lançado pelo Governo Federal para incentivar o consumo e estimular a economia do país, no mês de setembro. A CDL apoiou a iniciativa, orientando e apoiando seus associados a participar.

Grupo Gestor

Composto por 17 entidades representativas da classe empresarial de Divinópolis, o Grupo foi criado com intuito de contribuir com o planejamento estratégico e implementação de uma agenda para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do município de Divinópolis e região. O Grupo Gestor teve como sua primeira presidente, Alexandra Galvão, também Presidente da CDL Divinópolis, entregando um plano de ação com as principais demandas do município para o médio e curto prazo.

Buscando atendimento às demandas municipais

Reafirmando a missão da CDL de representatividade e defender os interesses dos associados por meio da interlocução junto ao poder público e outras entidades de classe, Alexandra esteve em diversas reuniões com o Executivo Municipal e concessionárias de serviços buscando soluções para a diversas demandas da cidade.

Participou, junto outras entidades, da entrega de ofício assinado pelo Grupo Gestor, ao Chefe da Polícia Civil do Estado, Wagner Souza, solicitando a recomposição de efetivo da Delegacia Regional de Divinópolis.

Cobrou das concessionárias de serviços maior atenção ao trabalho desenvolvido na cidade. Alexandra esteve presente em reuniões com a Cemig para questionar sobre as constantes interrupções no fornecimento de energia, principalmente na área central da cidade, prejudicando o comércio. Marcou presença em reuniões com a Copasa e autoridades municipais, sobre obras da estação de tratamento, qualidade da água, constantes interrupções no abastecimento e sobre ações de tapa buraco. Outra pauta em que a CDL se fez presente foi em prol do aeroporto e nas discussão sobre o projeto de reajuste da planta base de valores do IPTU.

Desburocratização na liberação de alvarás

Na gestão de Alexandra Galvão, a CDL Divinópolis integrou de forma efetiva a Comissão Permanente de Acompanhamento de Concessões de Licenças e Alvarás que teve a finalidade promover a simplificação, modernização e agilização dos procedimentos de concessão e renovação de licenças e alvarás de localização e funcionamento no município de Divinópolis, e acompanhar a sua execução. A Comissão foi responsável por elaborar o programa “Alvará Legal”, que tem o objetivo de diminuir o tempo de espera para obtenção de alvarás para a abertura de novas empresas em Divinópolis.

Participação no Conselho Estadual do SPC e Diretoria da FCDL/MG

O Conselho Estadual do SPC do Estado de Minas Gerais é o órgão representante das entidades de classe do Estado. Ele foi criado com o objetivo de atender às demandas das entidades de Minas Gerais e representá-las junto ao SPC Brasil e aos órgãos confederativos. Fazem parte do Conselho Estadual do SPC (CESPC), além da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL-MG), as 12 maiores CDL’s de Minas Gerais, dentre elas, a CDL Divinópolis. Alexandra participou ativamente dos encontros elevando Divinópolis no cenário estadual. Em sua gestão, Alexandra também ocupou o cargo de Conselheira Fiscal na FCDL-MG.

Capacitação

Para proporcionar o desenvolvimento e o crescimento dos profissionais do varejo, disseminar o conhecimento e contribuir para o melhor desempenho das empresas, a CDL Divinópolis promoveu cursos, palestras e seminários. Diversas capacitações voltadas para o desenvolvimento empresarial com temas sobre atendimento e vendas, gestão financeira, marketing digital, análise de crédito, departamento pessoal, dentre outros. Tudo visando o fortalecimento do comércio local. Destaca-se o evento que foi sucesso em 2019, o Varejo Show, com ingressos esgotados.

Café e Negócios

Projeto aberto à empresários e gestores com intuito de apresentar as novidades do varejo e promover a troca de experiencias e informações entre os participantes, fortalecendo o Networking entreve os empresário e estreitando o relacionamento com a entidade.

CDL Debate

Considerando a importância do momento político do país e a necessidade dos cidadãos conhecerem as propostas de trabalho dos candidatos ao Pleito Eleitoral, a CDL Divinópolis realizou ,na Gestão 2017/2019, o Projeto CDL Debate – Eleições 2018, com candidatos aos cargos de Deputado Federal e Estadual, Senador e Governador. O projeto teve por objetivo apresentar ideias, conceitos e análises sobre questões econômicas, políticas e sociais, além de promover a discussão de temas relevantes para fomentar o desenvolvimento sustentável do Município. Na oportunidade, a presidente Alexandra entregou aos candidatos o Manifesto do Varejo, indicando oito temas prioritários para o desenvolvimento do varejo no Brasil.

Concurso de Crônicas

Dentre as ações sociais da Gestão 2017/2019, podemos destacar o Concurso de Crônicas da Semana da Criança. Em parceria com a Academia Divinopolitana de Letras – ADL, o concurso contabilizou cerca de 1000 estudantes participantes nos últimos três anos e tem como objetivo desenvolver o pensamento, a criatividade e a originalidade dos estudantes participantes, valorizando a produção textual, através da reflexão. O concurso é promovido em comemoração ao Dia das Crianças e concedeu premiação em dinheiro, aos vencedores em primeiro, segundo e terceiro lugares.

Visitas

Buscando colocar Divinópolis nas pautas de discussão do cenário estadual e nacional, a CDL recebeu a visita do Secretário-Geral do Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – FOPEMIMPE, Fernando Passalio de Avelar. Do então empresário Romeu Zema, do presidente da Junta Comercial de Minas Gerais – Jucemg, Bruno Falcci, do Presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda. Além do Deputado Federal, Tiago Mitraud, e do Deputado Estadual, Guilherme da Cunha.

Encontro com o Governador

Alexandra, acompanhada do diretor Luiz Ângelo, participou de um encontro com o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema e presidentes das Câmaras de Dirigentes Logistas de vários municípios, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte. Na pauta o Plano de Recuperação Fiscal para o Estado.

Cruz de Todos os Povos

Acreditando no potencial turístico do projeto Cruz de Todos os Povos e por todo significado religioso e ecumênico, Alexandra defendeu e lutou pela viabilização do projeto na cidade, junto com diversas entidades envolvidas. Utilizou da Tribuna Livre da Câmara para alertar as autoridades competentes sobre o importância do projeto para cidade.

A CDL sediou um debate sobre o projeto com a presença do Secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Paulo Almada e participou de um encontro com a coordenadora do Ministério do Turismo, Thaís Moura, que esteve em Divinópolis e anunciou investimentos para a cidade.

A Cruz, que terá estrutura de 73,80 metros de altura e está sendo construída no alto do Morro da Gurita em Ermida , irá fomentar o turismo religioso na região.

Ações Socais

A CDL apoiou ativamente a caminhada Todos Contra Pedofilia, mobilizando lojistas e associados. Promoveu ajuda a entidades como Adortrans e ACAREN. Apoiou diferentes eventos de interesse social, como a Semana Lixo Zero, Dia do Ambientalista, Semana da Pessoa com Deficiência, dentre outros. E implantou na sede da entidade o Ponto do Idealista.

Lixo e Cidadania

A entidade participou da coordenação do Fórum Municipal Lixo e Cidadania em Divinópolis, na busca de soluções para a redução dos resíduos e destinação correta do lixo. O fórum promoveu inúmeras ações, dentre elas, a Semana Lixo Zero, com extensa programação de conscientização, realizadas em escolas, faculdades e espaços públicos, envolvendo diferentes grupos.

Parcerias e apoios

Com o Procon Municipal, a CDL Divinópolis promoveu ações educativas e o Mutirão Limpa Nome. O primeiro mutirão aconteceu em 2017, com intuito de intermediar e facilitar a negociação de pendências financeiras do consumidor com empresas de Divinópolis e concessionárias de serviços.

Recebemos o Programa Gerdau Transforma possibilitando inserção de jovens no mercado de trabalho por meio do empreendedorismo, promovendo a transformação social. O programa registrou grande procura em suas três edições em Divinópolis.

Junto com o Sebrae e Prefeitura Municipal foi realizada na sede da CDL os Seminários de Turismo, trazendo para discutição o potencial turístico de Divinópolis.

Também em parceria com o Sebrae, sediamos o Hackathon e o Bootcamp, projetos de valorização e estímulo a ações empreendedoras e inovadoras.

Sediamos também o encontro de CDLs do Centro-Oeste, promovendo capacitação de colaboradores e gestores das entidades de cidades vizinhas a Divinópolis.

Recebemos a Rodada de Negócios do BNI, oportunizando a interação de públicos e empresários, trocando experiência e ideias para o fortalecimento do seu negócio.

Novos convênios

Novas parcerias forma firmadas, oferecendo ainda mais benefícios aos associados: Sicoob Divicred e Crediverde. Cecri – Escola Bilíngue. Escola Infantil Meimei. Garden Gastronomia Familiar. Colégio Roberto Carneiro. Mvx Soluções, dentre outros.

Divinópolis em Debate

O programa idealizado pela TV Candidés promove debate entre as forças empresariais e empreendedoras locais, sobre a realidade econômica e social e o potencial de desenvolvimento da cidade. A CDL teve participação efetiva e levou importantes nomes do município para debater economia, política, comércio, cultura, dentre outros temas de interesse local.

Homenagens

Alexandra recebeu o Título Mulher Cidadã da Câmara de Vereadores de Divinópolis, através do Vereador Eduardo Print Júnior. A honraria foi em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Através do Legislativo Municipal a presidente da CDL recebeu também uma Moção Congratulatória, do Veador Renato Ferreira.

No evento de comemoração do 40º aniversário da 7ª PM – Regional da Polícia Militar, Alexandra Galvão recebeu uma homenagem pelo apoio à PM na busca da promoção da paz social. Alexandra, foi agraciada também, com o título Destaque Empresarial, do Portal Divinews, em 2017 e 2019, com o Troféu Orfeu concedido pela Academia Divinopolitana de Letras e recebeu uma Menção Honrosa no prêmio Mulher Destaque 2019, promovido pela Revista Bem Feminina.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade