Presidente da ACID, no “Falando Sério”, avalia que vereadores precisam pensar mais em Divinópolis que nas rivalidades de cunho político-partidário

Publicado por: Redação

O Divinews recebeu mais uma personalidade, que sem partidarismo luta para fazer Divinópolis acontecer, ao se envolver em questões fundamentais para propiciar o desenvolvimento da cidade. – Léo Gabriel presidente da ACID desde 2016, junto com outros atores, tem participação ativa em várias questões ligadas ao município, como exemplo a duplicação da MG-050, entre outras inúmeras pautas. O presidente da ACID atua muito incisivamente na questão do retorno do voo da Azul para a cidade e apoia a proposta do prefeito Galileu em construir a ponte  ligando o Distrito Industrial, no Icaraí,  ao Bairro Realengo

O presidente começou a entrevista falando do desenvolvimento da ACID ao longo dos últimos anos, quando trocou a sede que estava localizada no prédio do Verona Tower e passou para o Bairro Sidil, além das instalações no Distrito Industrial, ambos avaliados em mais de R$ 3 milhões.

Continua depois da publicidade

Quanto a cidade Léo Gabriel avalia que a cidade precisa de obras, ou mesmo de coisas básicas como a limpeza das vias públicas, e tem a expectativa que com o empréstimo de 40 milhões, mais outros 22 milhões do Pac, que estavam travados, e o deputado federal Domingos Sávio, conseguiu liberar, a Prefeitura possa transformar a cidade em um canteiro de obras e que Galileu possa realmente construir a ponte que vai propiciar um desenvolvimento para a cidade.  O presidente da Acid tem o entendimento que se todas as obras prometidas por Galileu, forem realizadas, mesmo que ele não consiga terminá-las ele se torna um forte candidato à reeleição.

A seguir, Léo Gabriel entrou na política partidária citando alguns pretensos nomes que já se colocaram como pré-candidatos a prefeito de Divinópolis. Ao mesmo tempo em que discorreu sobre o partido Novo, agremiação partidária pelo qual o Governador Zema foi eleito, que ele não terá candidatos nem para a eleição majoritária e nem proporcional, pois não foi organizado em Divinópolis. Contudo citou os nomes do Luís Ângelo, filho do Luís Fotografo e da Lohanna França, como novos nomes que despontam na política.

Segundo Léo, existe um sentimento de renovação no ar, a tendência é que apareçam mais nomes, com um novo olhar. “Muitos políticos atuam como oposição e acabam mais atrapalhando a cidade do que ajudando com suas oposições radicais”.

“Existe mais rivalidade partidária do que um pensamento voltado para o coletivo, de pensar a cidade, no seu desenvolvimento. E deixem de lado as rivalidades políticas exacerbadas”, afirmou o presidente da ACID.

“A Nascente das Gerais, desde o inicio da administração do Governo Zema, com a mudança da empreiteira está fazendo o que é para ser feito. Seguindo o que estava no contrato. Já são oito aditivos. Quando você começa a entender um contrato aparece um outro aditivo. Porém, com a nomeação do secretário de Obras Marco Aurélio as obras foram intensificadas, e no entorno já foram realizadas mais que os governos passados, como o Pimentel, Anastasia e Aécio Neves, E atualmente está sendo uma obra de resultado, tanto é que a previsão de inauguração é 20 de dezembro. E também com relação a ponte do gafanhoto também está bem adiantada”, Léo Gabriel acredita que a empreiteira vá conseguir entregar no prazo. Mas cobra também a duplicação até Itaúna, para criar atrativos de investimentos para os empresários que visitam a cidade, que querem saber sobre o funcionamento do aeroporto e as linhas aéreas.

Quanto as pendencias para que a Azul volte a funcionar, na ocasião da entrevista, Leonardo explicou que a companhia aérea estava esperando só o fechamento do aeroporto com alambrados, que já havia sido comprado. Assim como o Raio X, o pórtico, e a estação climatológica. O presidente tem a expectativa que ainda em dezembro os voos da Azul, pelo menos para Campinas recomecem. Mas que por estudos da empresa, por ter demanda não apenas de Divinópolis, mas de toda região, haverá um voo semana para Brasília e Porto Seguro.

Sobre o Fórum de desburocratização, instado pelo Divinews. Léo afirmou sobre a sua importância, pela mobilização das entidades, e os técnicos da prefeitura, além de um ou outro vereador. Que existe uma sensibilização por parte do Executivo que tem a intensão de resolver os gargalos que amarram o desenvolvimento da cidade, também na questão da burocracia. “Mas, os processos estão bem adiantados para amarrar toda cadeia produtiva do município.

Na prospecção de novas empresas para a cidade, Léo Gabriel, contou que a ACID criou mais uma vice-presidência, a de ciência e tecnologia, e com isso está em negociação a chegada de um grande “hub de startup”. Porém, deixou claro que não deverá acontecer que grandes indústrias que ofereçam muitos empregos não deverão se instalar na cidade com muita facilidade, em consequência da dificuldade de acesso à cidade, e mesmo internamente, os investimentos que são necessários serem feitos internamente na melhoria da qualidade das vias públicas, entre outros problemas.

A intensão é colocar Divinópolis como capital da tecnologia, aproveitando as entidades de ensino da cidade e as que orbitam ao seu redor, em outros municípios.

Se fiando nas reformas propostas pelo presidente Bolsonaro, Léo Gabriel finalizou deixando uma mensagem de otimismo para os empresários. Ele tem a avaliação e a expectativa que o cenário econômico vai mudar para melhor para melhor.

 

gravação realizada em 9 de outubro

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade