Por Bob Clementino: Vereador fez por merecer

Publicado por: Redação

Um dos colunistas/jornalistas políticos mais conceituado e também polêmico de Divinópolis, com uma coluna opinativa em jornal impresso da cidade. Que inclusive, já foi assessor especial do vereador que “fez por merecer”, quando o mesmo ocupou a Presidência da Câmara, avalia que o edil fez jus a expulsão, e que terá dificuldades em encontrar um partido que o acolha. Termina seu ensaio político dizendo que o parlamentar expulso do MDB foi eleito em 2016, graças aos votos do vereador Dr. Delano Santiago (MDB), e que se fosse pelos votos próprios dele, não estaria sentado em uma cadeira na Câmara de Vereadores de Divinópolis.  

O vereador Edson Sousa foi expulso do MDB. Fui um dos assessores dele, quando presidiu a Câmara Municipal de Divinópolis e não só votei nele para vereador em 2016 como pedi votos para ele. Mas, concordo com o prefeito Galileu Machado (MDB) que declarou em entrevista no “Programa Bom Dia, Divinópolis”, TV Candidés, que “esperava mais do vereador”! Galileu contava com o edil para liderança da bancada do partido e teve a ilusão de que Edson fosse ajudar o executivo, mas, na prática, acabou se tornando o maior opositor

Continua depois da publicidade

Histórico

Quando o vereador Edson Sousa nos revelou (grupo de apoio) que iria se filiar ao então PMDB para se candidatar a vereador, entendi que se tratava mais de uma estratégia eleitoral do que uma opção ideológica pelo partido. Á época cheguei a pensar em oportunismo eleitoral.

Explico: nas minhas muitas assessorias, monitorei, fiscalizei e até contribuí com a construção de chapa de vereadores para disputa de eleições municipais. Por isso sei que a maioria dos novos candidatos a vereador não aceita filiar-se em partidos que têm vereadores, buscando a reeleição, ou nos que têm candidato com mais de 1.500votos. Os novos candidatos se negam a compor uma chapa apenas para reeleger edis.  Assim, Edson Sousa teria dificuldade em encontrar um partido que o acolhesse, para disputar as eleições de 2016 e por isso se filiou ao PMDB.

Por que PMDB?

Só um partido com estrutura do PMDB (hoje MDB) teria condições de abrigar Dr Delano, Adair Otaviano, Hilton Aguiar, Edson Sousa e outros em sua chapa e ainda ser interessante para os novos candidatos.

Por quê? É que com a eleição de Galileu Machado, o partido teria muitos cargos comissionados para oferecer a vários candidatos. Então, candidatos que foram para o sacrifício, compondo a chapa emedebista apenas para dar sustentações a candidaturas de “medalhões” tiveram como prêmio pela derrota cargos na prefeitura. Hilton de Aguiar é um bom exemplo: não foi eleito vereador, mas contribuiu com a legenda partidária com 1.544 votos e por isso, ganhou a Secretaria de Agronegócio. Em tempo: estou apenas analisando, pois não acho errado Galileu Machado governar com pessoas em quem confia e que contribuíram para sua eleição.

Voltando ao Edson

Não morro de amores pelo Governo Galileu Machado e até sou crítico de sua forma de governar, mas não posso deixar de enxergar a realidade política/social/administrativa que cerca a atual administração municipal. O vereador Edson Sousa (sem partido) não pode se apegar a desculpa de que se decepcionou politicamente, com o governo Galileu Machado e por isso foi para a oposição. Ora, quando o ex- emedebista apoiou e pediu votos para o atual prefeito, na eleição de 2016, ele sabia de cor e salteado o histórico do seu candidato: nos mandatos passados: entre outros erros, Galileu desrespeitou os direitos dos servidores municipais, atrasando em até 3 meses os salários e o 13 º. Edson sabia também que participava de um embuste eleitoral, pois o ex-prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) havia assinado decreto definindo que a prefeitura estava sob calamidade financeira. Consequentemente o edil agora expulso. foi cúmplice do estelionato eleitoral  pois sabia de antemão que, as mirabolantes promessas de campanha,  do seu candidato, que contribuíram para a vitória do PMDB, jamais poderiam ser cumpridas.

E agora?

Expulso do MDB, o vereador Edson Sousa (sem partido), terá dificuldades em encontrar um partido que dê a ele a filiação, possibilitando -lhe disputar a reeleição em 2020. E o motivo, vou repetir: a maioria dos novos candidatos a vereadores não aceita se filiar em partidos que têm vereadores, buscando a reeleição, ou nas chapas que têm candidatos com mais de 1.500 votos. Em 2016, Edson obteve 1 579 votos e só se elegeu na “carona” da grande votação do vereador Dr. Delano (MDB): 2.653 votos. Mas como política é como nuvens, tudo pode acontecer de bom ou de ruim com o vereador Edson Sousa, que por

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. anonimo disse:

    meu caro amigo sua analise nao esta correta na esteira desses candidatos que ajudaram galileu a uma grande quantidade de filiados que trouxeram mais votos que os candidatos a vereadores e que com a vitoria galileu simplismente lhe virou as costas dando os cargos que eles poderiam ocupar para os tucanos e todos os vereadores que lutaram contra galileu e foram derrotados por ele com a ajuda dos filiados e amigos antigos ex JOAO AUTO CHICO LIMA JOSE RAIMUNDO PATETA CAMILO LELIS PAULO GONCALVES CHICO RESENDE MARRECO e muitos outros filiados me responda onde estao todos eles o MDB esta leproso com a mancha da traicao e o EDSON DE SOUZA pode agradecer a DEUS por ter saido

Continua depois da publicidade