Câmara de Divinópolis sediou debates sobre direitos de pacientes com fibromialgia e a doença em si

Publicado por: Redação

Os direitos dos pacientes portadores da fibromialgia, bem como os transtornos físicos, emocionais e sociais decorrentes da doença, foram discutidos nesta última quinta-feira (07), no Plenário da Câmara Municipal de Divinópolis. O debate foi organizado pelos vereadores César Tarzan (PP), Delano Santiago (MDB) e Janete Aparecida (PSD), o encontro tirou dúvidas e levou a  conscientização da melhora da qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. 

A fibromialgia é uma dor crônica que migra por vários pontos do corpo, especialmente tendões e articulações. É uma patologia relacionada ao sistema nervoso central que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos. Por não ser uma doença fácil de se diagnosticar e não possuir uma cura definida ou patologia característica, a fibromialgia é encarada por muitos como uma doença psicológica de efeitos psicossomáticos. Junto com a dor, a fibromialgia causa também fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Continua depois da publicidade

Além dos vereadores e do secretário de Saúde, Amarildo Sousa e a gerente de marketing da Prefeitura Sandra Passos, estive presente a fisioterapeuta Thais Eufrásio, especialista no atendimento de pacientes com fibromialgia, que discorreu profundamente sobre a doença. Mulheres portadoras do mal, também compareceram para darem seus testemunhos.

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade