I Ecopedalada Divina Sustentável, encerra ações da Semana do Lixo Zero com centenas de amantes do ciclismo em Divinópolis

Publicado por: Redação

Na manhã desta último sábado (26), na Praça do Santuário, como parte das atividades da “Semana do Lixo Zero”, ocorreram várias ações, e uma delas foi a coleta seletiva de vários tipos de lixos que degradam a natureza, é que normalmente são descartados de forma incorreta, como exemplo o óleo de cozinhas, pilhas e baterias entre outros produtos que causam danos quase irreversíveis ao meio ambiente – Simultaneamente foi dada a largada da I Ecopedalada Divina Sustentável, que teve como objetivo o plantio de uma arvore em uma Praça do Bairro Porto Velho, com o simbolismo do cuidado que os praticantes do ciclismo têm na preservação do ecossistema – Alguns colégios, como o Integral e o Roberto Carneira também participaram ativamente no processo de conscientização para o grave problema do lixo.

Continua depois da publicidade

As alunas do Roberto Carneiro, Rafaela, Lara, e Lavínia que participam do projeto “Cidadão do Mundo”, se expressaram sobre as suas preocupações com a natureza. Rafaela abordou a importância da reciclagem, enquanto Lara falou o quanto é importante a conscientização para o problema do lixo, já Lavínia abordou o projeto “Cidadão do Mundo”, desenvolvido pelos alunos, que tem como objetivo fazer uma Divinópolis mais sustentável, e a reciclagem pode mudar a

A secretária de Meio Ambiente e Políticas Urbanas, Flávia d´Alessandro, em entrevista para o Divinews, na Praça do Santuário, falou que na 2º Semana da Campanha do Lixo Zero, foi feito um trabalho conjunto extraordinário, por que houve um grande envolvimento da sociedade e das escolas. Avalia que é o objetivo final o envolvimento de todos na solução deste grave problema que é o lixo. D´Alessandra falou ainda que a participação dos jovens é de fundamental importância para a sequência das ações que visam a preservação do meio ambiente. “O trabalho nas escolas é essencial. Um ponto que precisamos avaliar é fazer uma ação dentro das escolas, que é o caminho para se conseguir o objetivo, quanto a questão do lixo”

Sandra passos, Gerente de Marketing da Diretoria de Comunicação da Prefeitura, disse que houve o envolvimento de quase todas as Secretarias, dentro de suas respectivas atribuições. E que a Gerencia de Marketing, viabilizou a exposição, a visibilidade do projeto, buscando a parceria junto aos veículos de comunicação, e outros parceiros que contribuíram como apoiadores ou patrocinadores. Conclamou ainda que o Facebook da Prefeitura seja acessado para que os cidadãos obtenham informações sobre o descarte de determinados tipos de lixo para que ele contribua com a sustentabilidade e com a coleta seletiva. Pediu também o envolvimento e a responsabilidade da população para que a coleta seletiva tenha sucesso, que as famílias construam meios de viabilizá-la. Finalizou dizendo ter a expectativa que a ação do próximo ano (2020), sejam apresentados número positivos de mudança de postura.

Bu, professora de moda do Cefet, disse ser testemunha do sucesso da “Semana do Lixo Zero” , e que os resultados das ações foram excelentes. Sua pesquisa de doutorado é sobre os resíduos sólidos têxteis das industrias confeccionistas de Divinópolis, que ela avalia com um grande gargalo na questão do lixo na cidade, que é jogado no aterro controlado, que não é possível quantificar, em consequência da informalidade do setor. “Os retalhos (lixo) proveniente da confecção traz consequências graves para a sociedade como um todo”

A professora de moda do Cefet, entende que o que gera muitos retalhos no setor confeccionista, é na raiz da produção de qualquer, peça, ou seja, no corte. Alguns industrias ainda usam método de cortes ultrapassados, que não usam software apropriados que faz com que o tecido seja melhor aproveitado criando um mapa correto de corte, aproveitando o tecido ao máximo. Mas, se mesmo assim, não houver jeito e gerar retalhos, é que as confecções busquem a ONG, Lixo e Cidadania para que eles recolham os tecidos para ser confeccionado artesanatos a partir das sobras.

Já a vereadora Janete Aparecida (PSD), coordenadora do GT 2 (Grupo de Trabalho), indicada pela Câmara, se dedicou de corpo e alma com o projeto. E em entrevista ao Divinews, afirmou que a Semana do Lixo Zero, teve um grande envolvimento de todos, e por isso teve um ganho muito grande, principalmente com a aprovação da Lei da Reciclagem.  A edil, avalia que é fundamental que  a separação do lixo comece nas residencias, com a conscientização dos cidadãos.  “Acredito que o objetivo inicial tenha sido atingido coma campanha, mas não pode parar.  A semana foi intensa, mas a luta mesmo para que as coisas aconteçam tem que haver continuidade. E foi a união de todos que proporcionou esse  sucesso”.

O evento encerrou na manhã deste domingo (27), quando foi servido um café da manhã para todos os participantes e para o publico de um modo geral, que naquele momento estava na praça do Santuário. Ocasião em que foi feita uma avaliação de todo exitoso evento “Semana do Lixo Zero”

Veja galeria de fotos do evento de sábado (26)

[foogallery id=”79990″]

 

[foogallery id=”80080″]

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade