Policia Civil na Operação “Petscan” combate sonegação fiscal e lavagem de dinheiro no Estado; entre os municípios, está Itaúna

Publicado por: Redação

Vinte e três mandados cumpridos, nesta manhã (24), em empresas fabricantes e distribuidoras de rações de 11 municípios de Minas Gerais. Esse foi o resultado da segunda fase da “Petscan”, operação conjunta deflagrada pela Polícia Civil de Minas Gerais com o Ministério Público e a Receita Estadual.

A força-tarefa tem o objetivo de combater crimes de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro nesse ramo. Entre os mandados cumpridos, foram dois de prisão e 21 de busca e apreensão. Os alvos foram estabelecimentos comerciais e residências de Belo Horizonte, Contagem, Santa Luzia, Sabará, Lagoa Santa, Itaúna, Muriaé, Juiz de Fora, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Itambacuri.

Continua depois da publicidade

Segundo levantamentos, a principal envolvida no esquema é uma grande fabricante de rações, situada na cidade de Santa Luzia, alvo da primeira fase da operação desencadeada em dezembro de 2016. Na ocasião, foi feita grande apreensão que auxiliou os trabalhos apontando indícios da sonegação. Segundo a Delegada Karla Hermont, com análise dos materiais apreendidos, foi possível verificar a participação de algumas distribuidoras junto à própria fabricante de rações nesse esquema de fraudes. “O material foi todo analisado pela Receita Estadual, a qual verificou fraudes em emissão de nota fiscal para destinatários diversos, empresas inexistentes ou canceladas e para produtores rurais que desconhecem a origem destas mercadorias.

Além disso, mercadorias eram inseridas em nota fiscal de forma inidônea, com informações de ração para animal, que eram na verdade inseridas na nota fiscal como ração Pet”, explica. Para a Delegada, a análise deste material verificou que empresas distribuidoras estavam participando do esquema.

Ainda de acordo com a Delegada, o objetivo da operação de hoje (24) foi angariar outras provas para levantar elementos que configurem a continuidade da prática de crimes como lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e organização criminosa. “Apreendemos documentos, fazendo copiagem de materiais eletrônicos e dinheiro”, registra. “Até o momento, foram cumpridos dois mandados de prisão, mas outros dois investigados ainda não foram presos”. Entre os presos estão uma suspeita, fabricante de ração, e um gerente de vendas da empresa, que também participa da sociedade de empresas distribuidoras em Minas Gerais.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. EU MESMO disse:

    E O ESTADO DE MINAS QUE SONEGA AS VERBAS PARA AS PREFEITURAS…260 MILHÕES ….AS AUTORIDADES TEM QUE REPASSAR PARA OS MUNICÍPIOS…É O POSTE
    MICHANDO NO CACHORRO…

  2. EU MESMO disse:

    E O ESTADO DE MINAS QUE SONEGA AS VERBAS PARA AS PREFEITURAS…260 MILHÕES ….AS AUTORIDADES TEM QUE REPASSAR PARA OS MUNICÍPIOS…É O POSTE
    MICHANDO NO CACHORRO…

Continua depois da publicidade