OS PERIGOS DO JORNALISMO: cinegrafista da TV Alterosa é agredido quando fazia matéria em Itaúna

Publicado por: Redação

Uma equipe da TV Alterosa, que saiu de Divinópolis para fazer uma matéria em Itaúna, sobre o desaparecimento de um homem, que posteriormente teve o seu corpo encontrado e identificado como sendo de Vitor Hugo Paula Luz, o cinegrafista da emissora, Reginaldo Dias, foi violentamente agredido por um parente da vítima que inicialmente empurrou o profissional e depois desferiu chutes com o profissional já caído – Vitor Hugo desapareceu desde a última sexta-feira (18), e hoje populares, segundo informações da PM, encontraram o corpo já em estado de decomposição – Conforme reportagem da TV Alterosa, o jovem não tinha passagem, mas era conhecido nos meios policiais pela pratica de delitos.

O fato é que, de um modo generalizado está cada vez mais difícil ser jornalista no Brasil e mesmo no mundo. A liberdade de imprensa, com a cobertura dos fatos que não agradem os protagonistas que viram notícias quer seja de forma direta ou indiretamente, sejam políticas ou policiais, está em risco. Neste caso a reação do parente da vítima foi de repente, imprevisível, sem dar nenhuma chance de defesa do profissional que foi logo empurrado e logo na sequencia foi chutado. Mesmo os policiais que se encontravam no local não conseguiram prever tamanha violência repentinamente. A imagem do profissional da TV Alterosa sendo empurrado e chutado foi captada nitidamente pelas câmeras de um profissional da TV Cidade, de Itaúna.

Continua depois da publicidade

Não bastasse a agressão outros membros da família da vítima também partiram para a agressão verbal, que por pouco não descamba também para a física.

Existe um ou outro louco que não mede as consequências de seus insanos atos. Não consegue entender que o trabalho de um jornalista ou repórter cinematográfico, é levar a noticia para a população, goste ou não os envolvidos.

A emissora emitiu uma Nota sobre a lamentável e criminosa agressão

A TV Alterosa lamenta profundamente o que aconteceu em Itaúna. Nós entendemos o momento delicado da família, mas nada, nunca vai justificar uma agressão. Muito menos uma agressão sem qualquer motivo, a alguém que estava lá trabalhando”.

“Trabalho dedicado a noticiar o que acontece na nossa região, inclusive casos tristes como a morte do Vitor Hugo. O nosso papel é registrar e noticiar os fatos, como a morte dele, bem como cobrar investigação para que os responsáveis por este crime sejam punidos. Mas infelizmente o nosso cinegrafista acabou sendo vítima de outro crime: uma agressão brutal e covarde”.

“O agressor já foi identificado e esperamos que seja punido pelo crime que cometeu na frente de policiais civis e militares que lá estavam e presenciaram tudo. A TV Alterosa questiona porque, apesar de testemunhar a agressão, os policiais não prenderam o agressor”.

“Reforçamos aqui o nosso compromisso com noticiar o que acontece na nossa região, sem nos intimidar por covardes que possam tentar nos impedir de fazer o nosso trabalho. A liberdade de atuação da imprensa de forma segura é um direito não somente da TV Alterosa, como também de toda a imprensa e da sociedade em geral, que precisa da imprensa como um dos pilares de garantia da democracia.”

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Letícia disse:

    Eles estão lá pra fazerem o seu serviço e não pra aparecerem e outra coisa quando eles precisaram de voz a TV alterosa consederam ao invés de terem o agredido poderiam ao menos terem feito o agradecimento ao jornalista…muita falta de respeito…#indignação

  2. Mara disse:

    A questão é que a mídia fala muita mentira para dar destaque e isso com certeza revoltou os parentes. Informar a notícia na íntegra é uma coisa, agora inventar par dar audiência? Aí deveria ser crime.
    Essas mentiras podem destruir vidas. Família, os filhos…………. Deveria ser obrigado código de ética para isso.

  3. anonimo disse:

    o que fazia a policia la que nao protegeu o cinegrafista essa nao deu pra entender se a policia e para proteger o cidadao de bem pelo menos e o que dizem

  4. Anônimo disse:

    Se eu tivesse um parente morto e chegassem em cima filmando, eu empurrava também. Trabalhar pode, mas desrespeitar os outros, não!

    1. Rodrigo de Oliveira Ferreira disse:

      Pois a imprensa estava em espaço público, e o agressor poderá ser condenado a pagar cestas básicas e perder o emprego. Em descumprimento com a liberdade de imprensa, ual são basadas na esfera federal, e poderá pprocessar as instituições e ao mesmo tempo o agressor poderá pagar indenizações e penas alternativas, e já está a caminho da justiça comum

  5. Anônimo disse:

    O cara acaba de perder um parente e os carniças já chegam com o intuito de ganhar dinheiro com a desgraça alheia!

    1. John Doe disse:

      A própria TV foi chamada quando o rapaz desapareceu para ajudar a divulgar e achá-lo. Eu vi a reportagem, ela foi feita com todo o respeito que a situação exige. O que acontece é que dificilmente vc será morto atoa. A família se doeu, pq provavelmente o morto tinha envolvimento com alguma coisa errada, como a própria policia disse. Da próxima vez que sumir alguém lá, ou tiver faltando água, ou precisando divulgar algo, não chamem a imprensa então, aguentem calados e sozinhos, ou vão se manifestar com suas próprias pernas.

  6. FELÍCIO SALEMA DE SOUZA FILHO disse:

    ESSE BAIRRO SANTA EDWIGENS É O BAIRRO MAIS PROBLEMÁTICO DE ITAÚNA….UMA COISA QUE ME CHAMA A ATENÇÃO É O FATO DAS PESSOAS DESSE BAIRRO SEMPRE CHAMAR A IMPRENSA QUANDO ESTÃO COM ALGUM PROBLEMA…NESSE CASO ELES PEDEM SOCORRO A IMPRENSA….OLHE NOS ARQUIVOS DE VOCÊS SE ESTOU CERTO OU ERRADO….OUTRO FATO MUITO ESTRANHO E QUE TINHA QUE SER COBRADO DA POLICIA MILITAR E DA POLICIA CIVIL O FATO DE VÁRIOS POLICIAIS PRENSENCIAR AS AGRESSÕES E NÃO PRENDER O AGRESSOR EM FLAGRANTE….A TV ALTEROSA PRECISA PEDIR UMA RESPOSTA DAS POLÍCIAS DE ITAÚNA E A PRISÃO DO AGRESSOR IMEDIATAMENTE….FOI UM FATO LAMENTÁVEL E INACEITÁVEL….
    DEVIDO AS AGRESSÕES PRATICADAS POR UM MORADOR DO TAL BAIRRO NA HORA QUE ELES PRECISAREM DA IMPRENSA….
    A TV ALTEROSA DEVERIA NÃO ATENDER O PEDIDO….

Continua depois da publicidade