ABIFA comemora 50 anos; e em noite de confraternização homenageia representantes brasileiros e internacionais

Publicado por: Redação

Para comemorar os 50 Anos da Associação Brasileira de Fundição (ABIFA), e encerrando o   9th BRICS International Foundry Forum, com à participação de Brasil, China e Rússia pelo BRICS, na última quarta-feira (18), na sede da FIESP, a entidade recebeu cerca de 200 empresários do setor, além de representantes de entidades parceiras no Brasil e também do exterior, como a própria FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária; SIFUMG – Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de Minas Gerais; AMAFOND – Associazione Italiana Fornitori Fonderie; APF – Associação Portuguesa de Fundição; CFA – China Foundry Association e RAF – Russian Association of Foundrymen, para uma cerimônia de comemoração e agradecimento, seguida de coquetel.

Em sua fala de abertura, Afonso Gonzaga, presidente da ABIFA, enfatizou a honra de estar presidente da entidade neste momento de recuperação da indústria brasileira. “Estamos entrando em uma era jamais vista no Brasil. Empreender, gerando melhor lucratividade do que aplicação financeira”.

Continua depois da publicidade

Gonzaga, ainda agradeceu o comprometimento dos empresários do setor com o associativismo, o que proporcionou à ABIFA chegar aos 50 Anos, e aproveitou para cobrar um maior engajamento com as causas da entidade, visando ao desenvolvimento sustentável da indústria brasileira de fundição.

Com este foco, Gonzaga também lembrou da importância de se investir em gestão, que é condição “sine qua non” para o setor atingir a excelência da Indústria 4.0.

Os ex-presidentes da ABIFA (Milton Ayres de Almeida Freitas; Fernando Antônio de Carvalho; Cícero Francisco G. Foz; Alberto Villares da Nova Gomes; Geraldo Adolpho Kielwagen; Paulo Roberto Rodrigues Butori; Adauto Pousa Ponte; José Aoad Raya; Luiz Carlos Koch; Devanir Brichesi e Remo de Simone) foram honrosamente citados no discurso de Gonzaga, que foi seguido de uma palestra magna proferida por Ovandi Rosenstock, presidente da Schulz S/A.

Na sequência, foram prestadas homenagens a Bruno Melo (Metalsider) e Alcides do Valle (Inductotherm Group), nas categorias Empreendedor da Fundição e Destaque Técnico, respectivamente.

Cinquenta fundições, em referência aos 50 anos da Associação, também foram homenageadas:

[foogallery id=”78497″]

Altona

Amsted Maxion

Castertech

Cercena

Cruzaço

Daicast

Deluma

Dulong

Durametal

Ecoplan

Embraco

Enemasa

Fagor

Farina

Fundimazza

Fundimig

Fupresa

Hubner

IKK

Intercast

Itafunge

Jacto

Lepe

Magotteaux

Martinrea

Menegotti

Metal 2

Metalsider

Metso

MIC

Minatti

Nemak

Pichinin

Presmak

Recicla BR

Regali

Romi

Saint Gobain

São Francisco

Schulz

Sideral

Sinto

Stihl

Sulmaq

Teksid

Tupy

Venturoso

Valentini

Voith

Weg

WHB

Outros parceiros nos 50 anos da  entidade também foram homenageados

Mineração Jundu

Foseco

ASK Chemicals

Inductotherm Group

Air Liquid

Magma

Siderúrgica Alterosa

Comil Cover Sand

MGL Mecânica de Precisão          SI Group Crios Resinas

Gevitec

MSP

Bentomar

Eco Sand

Trufer

Bentonisa

Sinto Brasil

 

Para finalizar o evento, um trailer do filme “Filhos do Fogo”, produzido pela Horizonte Filmes, foi apresentado.

O curta-metragem conta a história da fundição no Brasil com foco nas pessoas que dedicaram as suas vidas “à beira do fogo”, contribuindo para a pujança da indústria-mãe entre todas as demais indústrias de transformação.

Realizado com subsídios da Lei de Incentivo e Cultura, o projeto já conta com o patrocínio das empresas: Siderúrgica Alterosa, Lepe, MGL Mecânica de Precisão e Sinto Brasil.

Rumo aos próximos 50 anos, a ABIFA agradeceu a presença de todos e segue, otimista, em defesa dos interesses da indústria brasileira de fundição, no país e no exterior.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade