Workshop na FIEMG Regional Centro-oeste em Divinópolis vai debater a regularização e gestão ambiental

Publicado por: Redação

Em 2019 A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) executará a terceira edição do Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI), em parceria com os Sindicatos, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG).

 O objetivo do programa é informar, instruir e sensibilizar os empreendedores das melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização ambiental de seus empreendimentos e o Sistema FIEMG terá importante papel nesta orientação junto aos empresários.

Continua depois da publicidade

 Em Divinópolis, o evento acontece no dia 18 de setembro, na Sede da FIEMG Regional Centro-Oeste, das 8h às 12h. As inscrições são gratuitas.

 Esse ano o programa recebeu uma atualização metodológica. Os “alvos” da fiscalização já foram estabelecidos pela Subsecretaria de Fiscalização Ambiental (SUFIS) e disponibilizados no site oficial do programa. Além dos alvos estabelecidos, empreendimentos localizados na circunvizinhança, em um raio de aproximadamente 01 Km, potencialmente serão fiscalizados de forma aleatória.

 https://www7.fiemg.com.br/produto/fiscalizacao-ambiental-preventiva-na-industria-fapi-

O programa será realizado em 03 etapas e de forma setorial, tendo como foco principal as indústrias que exercem as atividades de extração de areia e cascalho, britamento, fabricação de máquinas e implementos agrícolas, fabricação de móveis de madeira, confecção de calçados e artefatos de couro, aparelhamento e beneficiamento de minerais não metálicos e tratamento e disposição de resíduos de serviços de saúde, distribuídas em todo o estado de Minas Gerais.

Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Paulo César Costa, uma gestão ambientalmente responsável nas empresas é fator essencial no aumento da competitividade. “A FIEMG entende que o FAPI é uma ferramenta que pode auxiliar o empresário na gestão ambiental do seu empreendimento e assim contribuir com desenvolvimento sustentável da indústria mineira”, enfatizou. 

As etapas serão executadas conforme detalhado a seguir: 

1)    Etapa – Orientação: 

Ø  Realização de workshops (em todas as regionais), demonstrando como desenvolver as atividades de maneira ambientalmente adequada;

Incentivos para a regularização ambiental (SEMAD e FIEMG);

Acompanhamento técnico e jurídico da Gerência de Meio Ambiente.

 2)    Etapa – Fiscalização:

  Ocorrerá após 90 dias da etapa de orientação;

 Os empreendedores serão orientados a possuir/obter e disponibilizar todos os documentos e informações necessários para o recebimento da fiscalização pela SEMAD.

 3)    Etapa – Monitoramento:

 Mecanismos para aferir a efetividade das ações desenvolvidas pelo FAPI;

Adoção de parâmetros indicativos da qualidade ambiental das regiões e índices de regularidade dos empreendimentos fiscalizados.

 

Fonte: Gracielle Castro / Analista de Comunicação – FIEMG

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade