Universitários da UFSJ Divinópolis fazem “vakinha” na internet para apresentar projeto científico nos Estados Unidos

Publicado por: Redação

Um grupo de estudantes da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), que tiveram um trabalho cientifico aceito em uma Conferência Internacional sobre Cuidados Paliativos, que será realizado na cidade de Atlanta, na Geórgia, Estados Unidos. Diante da impossibilidade da Universidade arcar com os custos da viagem, decidiram criar na internet uma “vakinha” virtual, para alcançar o valor de R$ 32,8 mil reais, referentes as despesas de passagens aéreas e estadia de quatro representantes do  grupo, por quatro ou cinco dias – O projeto será apresentado na CAPC National Seminar 2019, de 14 a 16 de novembro.  

“Bem Cuidar”, é um programa de extensão que o grupo formado por 22 alunos, e coordenado pelo Professor Doutor Alexandre Ernesto Silva, pretende apresentar nos Estados Unidos, que tem como objetivo, a partir da capacitação e educação aumentar a qualidade de vida de pacientes em cuidados domiciliares ou hospitalizados indicados em cuidados paliativos, através de uma assistência humanizada, superando a limitação do conceito de curar, estendendo para o contexto do cuidar.

Continua depois da publicidade

O projeto tem as parcerias do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) e da Associação de Combate ao Câncer Centro Oeste Minas.

Quem quiser contribuir participando da vakinha para levar, Jessica Goulart, aluna do curso de enfermagem; Moiza Caineli Chaves Prado de Castro, Douglas Campos do Vale e Roberta Durso, todos do curso de medicina, para Atlanta nos Estados Unidos, clique aqui.  

 

BEM CUIDAR: CAPACITANDO PESSOAS PARA MUDAR VIDAS

O Cuidado Paliativo é uma abordagem integral que atua promovendo a qualidade de vida dos pacientes que enfrentam doenças que ameacem a continuidade de vida, ampliando os cuidados aos familiares e cuidadores. Ao transpor tal conceito para a realidade brasileira, nota-se que o serviço dessa área é ofertado isoladamente e de maneira concentrada no país (principalmente em ambientes hospitalares), sendo diretamente dependente de doações e limitado por recursos escassos. O BEM CUIDAR é um programa de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) coordenado pelo Professor Doutor Alexandre Ernesto Silva que busca, a partir da
capacitação e educação, aumentar a qualidade de vida de pacientes oncológicos em cuidados domiciliares ou hospitalizados eleitos em cuidados paliativos.

O projeto ocorre em parceria com um complexo hospitalar da região oferecendo suporte biopsicossocial-espiritual visando o alívio de sinais e sintomas e uma comunicação honesta e clara. As atividades realizadas se iniciam com a capacitação dos acadêmicos e disseminação dos conhecimentos para os profissionais envolvidos na assistência a estes pacientes, bem como para os familiares e cuidadores. O programa também acompanha o paciente após alta, expandido ao âmbito domiciliar e familiar os cuidados oferecidos e melhorias alcançadas durante a hospitalização, bem como uma assistência de qualidade e aprimoramento do vínculo com os pacientes.

Busca-se com a execução desse projeto proporcionar qualidade de vida e dignidade humana aos pacientes em cuidados paliativos e seus familiares, proporcionar a redução no número de reinternações, oferecendo suporte aos pacientes, cuidadores e profissionais de saúde para a prática dos cuidados paliativos. Concomitante a tal objetivo, o projeto procura capacitar e preparar os alunos para lidar com situações de discernimento de elegibilidade de cuidados paliativos e com todo o contexto que a envolve.

Aliado a isso, existe a necessidade de estimular os profissionais envolvidos com o paciente a praticar uma assistência humanizada, a fim de superar a limitação do conceito de curar, estendendo para o contexto do cuidar.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade