“FALANDO SÉRIO”, Leonardo Pio, Delegado Regional de Policia Civil, diz que sua política é a aplicação da Lei, seja para “Chico ou para Francisco”

Publicado por: Redação

O Divinews entrevistou Leonardo Moreira Pio, titular da 1ª Delegacia Regional de Policia Civil de Divinópolis. Ele é natural de Itaúna, graduado em Direito, e pós graduado em Direito Público e Direito Privado, ingressou na Policia Civil em 2009 – Como delegado, desempenhou funções na Delegacia de Trânsito e na Delegacias de Homicídios, Furtos e Roubos de Veículos, Estelionatos e de Processos Administrativos – O Delegado Leonardo Pio começou a entrevista dizendo que a sua política é a aplicação da lei, independentemente se é para “Chico ou para Francisco”, fazendo a justiça que tem que ser feita. Depois enalteceu o trabalho da imprensa, que além de levar a informação sobre os fatos, também cobra resolutividade. A seguir falou do bom relacionamento que ele mantém com todos os veículos de comunicação, e socialmente, mas dentro do limite da lei. Na sequência fez uma breve apresentação pessoal e profissional.

Continua depois da publicidade

Sobre a resolutividade dos crimes que tem ocorrido em Divinópolis, ele credita o mérito não somente à sua atuação, mas a equipe da Policia Civil como um todo, desde os administrativos, os investigadores, escrivães, peritos criminais, médicos legistas. “São eles que tem contribuído para a êxito dentro do sistema de segurança”. Ressaltou ainda a importância da interlocução com os demais órgãos e poderes, citando a Policia Militar, o Ministério Público, o Sistema Prisional, o Sistema Socioeducativo, e o Judiciário, em avaliação é esse diálogo que faz com que os índices de elucidação de homicídio da Regional de Divinópolis, que é de 73%, fiquem acima da média nacional, que não supera o índice de 8%. “Essa alta resolutividade demonstra que a Policia Civil, com os seus colaboradores tem cumprido o seu papel”

Leonardo Pio, negou alguns comentários que estavam circulando de que a Delegacia de Divinópolis construiria um prédio.  Deu destaque para os benefícios da já antiga transferência da Praça do Mercado, para o local atual, na rua Goiás. Pelo prédio ter condições de acomodar os diversos setores, que anteriormente ficavam espalhados em locais distintos.

Ao mesmo tempo que negou o “buxixo” da construção em Divinópolis. Pio,  deu uma notícia em primeira mão sobre as novas instalações da Delegacia de Itaúna, em que lá de fato, será construído um prédio novo, em um regime de permuta, e que logo, o edital será publicado. Falou ainda sobre duas outras negociações para novas instalações, que estão em andamento, uma é em Claudio, e a segunda em Cajuru, com os seus respectivos prefeitos, Zezinho e Edson.

Por ocasião da entrevista do Delegado ao Divinews, realizada ainda no dia 16, estava mais recente o crime da criança Amanda, que em questão de horas foi desvendado pelos investigadores, o que levou a autora imediatamente para a prisão. Não havia ocorrido ainda o crime do idoso, Luiz Antônio Emery da Fonseca, que em poucos dias também foi solucionado e os autores presos. Pela data da entrevista, anterior ao crime, o Delegado Leonardo Pio, se referiu somente, ao também hediondo crime da criança que foi morta pela vizinha. Ele ressaltou que o trabalho da equipe de investigadores da Civil, psicólogo e peritos, é que tem propiciado o alto índice de resolutividade da solução de crimes violentos. “O que faz a diferença é a especialização”, afirmou.

Quanto ao déficit do quadro de policiais, Leonardo Pio, diz não ser somente em Divinópolis, mas em todo Estado, em consequência da Lei de Responsabilidade Fiscal, que impõe um teto para a folha de pagamento. Contudo, existe a expectativa que nos próximos meses a situação seja resolvida, já que existem 80 delegados que estão fazendo curso na Academia de Polícia, e concluirão no final de setembro, além de 400 investigadores que estão sendo nomeados. No início de 2020, começa o curso de formação de escrivães.

Quando instado pelo editor do Divinews, de qual seria o seu sonho profissional, Leonardo Pio afirmou que ele se dá em situações concretas, ou seja, trabalhar pela sociedade. “Em acreditar que somos instrumentos de transformação. Acredito muito neste papel da Policia Civil de transformação social. Seja na prestação de serviço de cidadania, identificação, trânsito e na repressão qualificada do crime. Em especial na repressão, pois à medida que a vítima ou os seus familiares veem o criminoso preso, eles sentem confiança, e o sentimento de justiça se torna viável” – Finalizou o assunto dizendo que o que a chefia de Policia Civil entender em que ele pode contribuir, seja ou não em Divinópolis, estará pronto para atender as determinações da sua chefia.

Ao encerrar a entrevista, Leonardo Pio, compartilhou o êxito do seu trabalho e de todo trabalho desenvolvido pela Policia Civil, com os colaboradores que estão na sede da Regional de Divinópolis e em unidades de outros municípios. Além da importância da interlocução com os demais órgãos de segurança pública e de outros poderes, e também com a imprensa, o qual fez um agradecimento pela relação amistosa e transparente com todos os membros dos veículos de comunicação.

“Estamos na sede da Delegacia Regional, trabalhando, trabalhando, trabalhando muito para entregar um serviço de excelência a sociedade mineira”, assim finalizou o Delegado Regional de Policia Civil, Leonardo Moreira Pio.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade