Nova geração quer quebrar paradigmas da política em Divinópolis; Lohanna França (ACREDITO) e Luiz Ângelo (NOVO), aprovados no RenovaBR

Publicado por: Redação

Dois jovens, com mentalidade totalmente diferente do que até então tem se apresentando em Divinópolis, prometem quebrar paradigmas já enraizados na velha política de Divinópolis. Em um legislativo, que alguns vereadores, não todos, diga-se de passagem, teimam em queimam dinheiro do povo, com a antigas práticas do populismo relés e barato, de gritos na tribuna durante seus “pronunciamentos”; com acusações e denúncias meramente oportunistas e eleitoreiras; enfim com práticas que já pertencem ao passado, que não são mais aceitos pelos munícipes, e as urnas confirmarão isso em outubro de 2020 – O fato é que, Lohanna França, do movimento “ACREDITO”, e Luiz Ângelo, do partido NOVO, que entre mais de 30 mil participantes, foram os dois únicos divinopolitanos que passaram por um processo seletivo do Movimento RenovarBR, que tem o objetivo de preparar novas lideranças para entrar no mundo da política. Disseram estar felizes e empolgados, para no futuro ter a oportunidade de poder contribuir com o desenvolvimento de Divinópolis, quer seja no Legislativo ou mesmo no Executivo.

Luiz Angelo, é vice-presidente da CDL Divinópolis, e participou da campanha do governador eleito Romeu Zema nas eleições do ano passado. Em entrevista ao Divinews contou que passar pelo processo seletivo tão criterioso do RenovaBR o deixou feliz e empolgado, para aproveitar a formação política que será disponibilizada pelo movimento, que tem como objetivo a renovação política no Brasil, e isso já foi demonstrado com os resultados da última eleição. “O processo no RenovaBR será uma excelente oportunidade para que eu possa ampliar minha capacidade de diagnóstico dos problemas de Divinópolis e trabalhar para solucioná-los”.

Continua depois da publicidade

Luiz, é contra os grupos políticos que se perpetuam no poder por anos e anos:  “Entendo que as mudanças estruturais são necessárias para o nosso país, e também em nossa cidade, e elas passam pelo sistema político. Vejo que posso contribuir, assim como tantos outros divinopolitanos que não querem mais deixar que as mesmas figuras que levaram nossa cidade ao buraco se perpetuem no poder”.

Encerrou, dizendo não ter plano nem prazo específico para se envolver como candidato. Que no momento está “focado em fortalecer o partido Novo, criar uma estrutura capaz de lançar candidatos realmente preparados em Divinópolis em 2020 –  Nossa cidade precisa de nomes que possam dar  impacto de gestão e resultados, e colocá-los à disposição do eleitor em 2020”.

Já Lohanna França, com 24 anos, professora de inglês, e formanda de bioquímica foi direta e objetiva colocando-se como uma provável pré-candidata a vereadora nas eleições do ano que vem. Ao Divinews disse ter constatado que não existem muitos políticos dispostos a dar muito para a cidade, pois observa que ao longo dos anos, cada vez mais, a cidade está de degradando. Que no seu entendimento, só não está pior em consequência da atuação das organizações civis, “que são grupos que se organizam para fazer alguma coisa, deixo como exemplo, o grupo “entre amigas”, que está tentando restaurar o centro de artes do Santuário, e outros diversos grupos que fazem esse tipo de trabalho”.

Existe um grupo na cidade, o “ACREDITO” que é liderado por Lohanna e Paulo Vitor, um estudante de jornalismo da UEMG. Ela explica que o movimento é de alcance nacional, suprapartidário, de renovação de princípios, de práticas e também de pessoas. Alguns dos participantes do “ACREDITO”,  fazem parte do RenovaBR. E que o grupo já realizou alguns projetos, e deverá realizar uma segunda ação ainda neste semestre, com o foco na empregabilidade e renda, mas ainda não existe uma data definida

Sobre sua aprovação no RenovaBR, disse que recebeu a notícia com muita alegria, porem junto com a responsabilidade. “Alegria por que foi uma coisa que eu quis muito e me dediquei bastante. Passamos por vários testes, teste de lógica, de posicionamento político, de conhecimento do mundo. Por exemplo, desde a crise de Porto Rico até o que está acontecendo nas cadeias do Ceará”.

Lohanna diz que Divinópolis precisa de renovação, mas não apenas, o novo pelo novo. “É o novo com qualidade, por algo construtivo. Pessoas propositivas que pensem como reconstruir a cidade, para que ela volte a ser a Princesinha do Oeste, que já foi no passado”.

Ela tem o entendimento que a crise nacional justifica parte do cenário caótico, mas não tudo, isso por que algumas cidades ao redor fecharam o trimestre gerando empregos, e em Divinópolis isso não aconteceu. Enquanto na região, algumas cidades, como Itaúna, Formiga e Oliveira fecham positivamente.

“Eu me proponho a discutir o cenário da cidade, e com o RenovaBR vou ser capacitada tecnicamente para fazer isso com mais propriedade – E no Renova, tem que estudar mesmo, ao final tem até um TCC – Estou amadurecendo a ideia de me candidatar a vereadora. Estou ainda avaliando. Mas eu gostaria”

Lohanna França, conclui dizendo que o Legislativo tem um papel importante na fiscalização do Executivo. Contudo, se ele se tornar pré-candidata e fosse eleita, seria uma parlamentar atuante, “Mas não ficaria somente jogando pedras, eu seria propositiva no sentido de auxiliar a buscar soluções dos problemas, junto com o Executivo para ter uma cidade melhor”.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. anonimo disse:

    tambem estou com o marquinho

    1. Zé Dirceu disse:

      Então tú quer é boquinha!

  2. Anônimo disse:

    Tem q rir kkkkkkkk

  3. anonimo disse:

    sao bem vindos desde que apoiem Marquinho clementino p prefeito

  4. Anônimo disse:

    Quanto novo cheirando a mofo

Continua depois da publicidade