Em Nota, município diz aguardar liberação de recursos prometidos pelo vereador Sargento Elton para implantar Guarda Municipal

Publicado por: Redação

Segundo a Nota, enviada para a imprensa, nesta última quinta-feira (30), o município de Divinópolis aguarda com expectativa a liberação de uma linha de crédito federal para financiar a instalação da Guarda Municipal da cidade. A promessa de liberação dos recursos que cubram todos os custos foi anunciada pelo vereador Sargento Elton, que se apresentou como responsável pela conquista do dinheiro, em Brasília – Como contrapartida, conforme solicitado pelo próprio vereador, em audiência com o prefeito Galileu Machado, a Prefeitura deveria criar uma área para tratar do tema. O que cabia à Prefeitura já foi feito. Desde o mês de janeiro, a Secretaria de Municipal de Trânsito e Transporte (Settrans) passou a englobar também a Segurança Pública. Porém, desde que foi implantado o setor solicitado pelo vereador, a liberação dos recursos para manter a Guarda Municipal não voltou mais à pauta e pronunciamentos do edil.

É importante destacar que, quando o vereador conseguir a liberação dos recursos, será necessária a nomeação de cargos de chefia na área de segurança, comissionados ou de carreira, elevados a tal condição. A necessidade é de conhecimento do edil, não havendo depois motivos para críticas descabidas as conduções.

Continua depois da publicidade

Segundo o vereador, as dificuldades financeiras que passa o Município não seriam empecilho para tal criação, uma vez que, graças aos contatos por ele articulados na capital federal, garantiriam através de um fundo nacional os recursos para cobrir a contratação de, no mínimo, 70 agentes, além do custo operacional. Sem a parceria, torna-se inviável a Prefeitura criar e manter a Guarda Municipal, por mais importante que possa ser seu papel. Desta forma, a Prefeitura acredita na manifestação das demais partes envolvidas para viabilizar o projeto, desde que o nobre edil garanta que o repasse se dará de forma contínua, a exemplo dos recursos conveniados com a Educação e Saúde.

Vale lembrar que, mesmo sendo segurança pública uma obrigação do Estado, a Prefeitura de Divinópolis já colabora com a aplicação das medidas de segurança na cidade. Além de convênios com as forças de segurança, que cumprem papel fundamental na permanência dessas gloriosas instituições em nossa cidade, a Prefeitura também é responsável pela manutenção e pelos profissionais que trabalham no sistema Olho Vivo.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. anonimo disse:

    essa guarda municipal que nao vai se concretizar nao vai lhe dar a prefeitura o povao nao vota em policia

Continua depois da publicidade