Flavio Ramos, Jornalista e Secretário-Geral da Câmara de Vereadores é eleito presidente da Academia Divinopolitana de Letras (ADL)

Publicado por: Redação

O jornalista, escritor e advogado Flávio Ramos foi eleito como novo presidente da Academia Divinopolitana de Letras (ADL). Já a vice-presidência será ocupada por Augusto Fidélis. A eleição ocorreu no último final de semana, sábado (04), no bairro Esplanada, e foi conduzida pelo atual presidente, Professor Fernando Teixeira.

Após a confirmação de sua eleição, Flávio Ramos ressaltou, em discurso de agradecimento, o excelente trabalho realizado pela atual diretoria da ADL. “Temos que enaltecer e valorizar muito a liderança do Professor Fernando Teixeira e todos da diretoria atual. Assumo com muita energia e força para promover novas conquistas. Estamos com muitos projetos, novidades, mas com certeza, o nosso maior desafio será o de consolidarmos a instalação e a documentação da sede própria da ADL, no bairro Esplanada onde a instituição já está realizando suas reuniões, em caráter provisório, há quase um ano”, informou.

Continua depois da publicidade

Sede Própria

Segundo Flávio Ramos, a ADL recebeu do patrimônio da Rede Ferroviária Federal (RFF) um imóvel localizado ao lado da Praça dos Ferroviários para ser instalada a sede da instituição. A iniciativa para viabilizar a sede própria partiu do vereador Edson Sousa (MDB) e do então deputado federal Jaime Martins (PROS) que articularam a ação junto ao Setor de Patrimônio da União (SPU). “A importância de Divinópolis contar com um espaço para que a cultura da cidade fosse valorizada e, especialmente, onde as letras e as artes pudessem ser motivadas e reconhecidas foi o norte dessa ação e nos somos muito gratos a todos que tem nos ajudado nessa conquista”, ponderou Flávio.

Ainda segundo o novo presidente, o imóvel já foi cedido por 30 anos para o município e a Academia Divinopolitana de Letras (ADL) espera a elaboração de um documento de cessão de uso pelo mesmo período. “A ADL acredita que o prefeito Galileu Machado cumprirá com sua palavra e muito em breve, feche esse trabalho, que eu diria extenuante, que foi feito junto aos órgãos públicos federais para conseguir transferir o imóvel para o município de Divinópolis”, agradeceu Flávio.

60 Anos

Além da conquista definitiva da sede da ADL, Flávio Ramos ressalta que pretende desenvolver um projeto de fortalecimento de imagem, popularização e aproximação da ADL junto ao povo divinopolitano. “ Queremos que as pessoas conectadas com a ADL. Sabendo quem ela é, o que propõe e qual o seu papel na nossa história. Além disso, nos também vamos conduzir e organizar as celebrações de 60 anos da ADL que acontecerá em junho de 2021. Já estamos iniciando os preparativos para formar uma Comissão Mista de acadêmicos e personalidades da cultura divinopolitana para debater e apresentar uma programação especial para as festividades.

Posse da Nova Diretoria

A nova diretoria tomará posse em cerimônia a ser realizada no dia 12 de Junho de 2019, na Câmara Municipal de Divinópolis, ocasião onde também serão celebrados os 58 anos da entidade.  Confira abaixo a formação completa da chapa eleita:

Presidente: Flávio Ramos

Vice-Presidente: Augusto Fidelis

Secretário Geral: Márcio Zacarias Lara

1º Secretário: Ernane Reis

2º Secretário: Paulo Milagre

1º Tesoureira: Elizabeth Quadros

2º Tesoureiro: Wagno Ribeiro

Perfil Flávio Ramos

Flávio Ramos de Assis Pereira é filho de Altivo de Assis Pereira e Ana Maria Ramos de Assis Pereira. Natural de São João Del Rei residente em Divinópolis desde janeiro de 1980. Casado com Caroline Marcial e Fraga e pai de Ana Clarice e Maria Eduarda. Jornalista provisionado pelo Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais.

Formado no curso de Direito – Faculdade Integradas do Oeste de Minas. Pós Graduado em Direito Público pela Faculdade de Direito Pitágoras. Foi titular da coluna dominical NOTA 10 – Jornal AGORA que publicava entrevistas das personalidades de Divinópolis e região centro-oeste e que destacava valores da cultura regional como Adélia Prado, GTO, Mario Teles de Oliveira e outros.

Flávio Ramos organizou o primeiro debate eleitoral entre Prefeitos em Divinópolis transmitido pela rádio Minas/AM. Foi titular da coluna política diária “Flávio Ramos”, do Jornal AGORA, durante 5 anos. Trabalhou na Diretoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Divinópolis nos mandatos do prefeito Aristides Salgado dos Santos e do prefeito Galileu Machado. Foi colunista e editor do jornal A NOTÍCIA durante três anos. Exerceu a advocacia por 5 anos.

Atuou como sócio proprietário da VF Consultoria com assessoria tributária e Valor Adicional Fiscal para Prefeituras da região Centro-Oeste. Exerceu a assessoria de Comunicação no extinto Automóvel Clube de Divinópolis. Fundador do jornal semanal PRIMEIRA PÁGINA que circulou em Divinópolis e região centro-oeste e que deu grande ênfase ao movimento cultural da década de 90 lançando colunas específicas para a área da cultura em sociedade com o colunista social Marco Aurélio Braga.

Foi membro participante do Rotary em Divinópolis tendo participado da fundação da Associação de Combate ao Câncer representando a entidade. Fundador da REVISTA STYLLUS que há seis anos divulgou fatos e eventos culturais e sociais de Divinópolis e região centro-oeste.

Apresentador e diretor do programa que foi ao ar na TV Candidés, durante dois anos, STYLLUS NA TV, que divulgou eventos, shows, acontecimentos sociais e culturais da cidade e região centro-oeste. Comentarista Político nas rádios do Sistema MPA de Comunicação e convidado especial para comentários políticos na rádio Sucesso/FM na eleição. Criador do Projeto “Água Sobre Pedra” que levou exploradores, diversos pesquisadores e técnicos de diversos órgãos públicos como COPASA, Bombeiros, Cbh-Pará e Prefeituras da região para descobrir e documentar a localização da NASCENTE DO RIO ITAPECERICA. Construiu o monumento do Marco Zero do Rio Itapecerica projetado pelo arquiteto Aristides Salgado, no município de Itapecerica, na Fazenda do Encontro, onde se encontram os ribeirões Vermelho e Santo Antônio, identificando a nascente oficial do Rio Itapecerica.

Foi nomeado CONTROLADOR DO MUNICÍPIO no terceiro mandato do prefeito Galileu Machado destacando-se por contribuir para liberar a maior verba retirada diretamente dos cofres públicos para o desenvolvimento dos projetos culturais dos principais agentes culturais de Divinópolis. Como Controlado do Município, transformou as administrações indiretas da Fundação Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Promoção Humana em órgãos da administração direta possibilitando a criação da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Assessor parlamentar na Câmara Municipal de Divinópolis no gabinete do Vereador Antônio Davi Filho, PMDB. Apresentador do programa “FLÁVIO RAMOS ENTREVISTA” ao vivo, na TV Candidés, Rede Minas e Rede Educativa. O programa foi ao ar, durante sete anos, de segunda à sexta-feira, de 22h45 às 23h15.

Servidor efetivo da Câmara Municipal de Divinópolis desde 2008 onde exerceu as chefias de Divisão e Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Divinópolis. Implantou, na Câmara Municipal de Divinópolis, a Escola do Legislativo “Dr. Desdedith Afonso Carrilho”, a Ouvidoria “Vereador Celso Aquino” (depois extinta), a TV Câmara, a Secretaria Legislativa, e do Núcleo de Contratos. Lançou, em 2016, o livro Manual do Bom Candidato que apresenta técnicas de marketing eleitoral e político possibilitando a qualquer cidadão se tornar um candidato em condições de disputar uma campanha eleitoral com condições para ser eleito.

Tomou posse como membro da Academia Divinopolitana de Letras na cadeira 39, ocupada anteriormente por Zoroastro Ferreira e tendo como Patrono o poeta mineiro Alphonsus Guimaraes, em 2017. Atualmente Flávio Ramos, como servidor efetivo, exerce a função de Secretário Geral da Câmara Municipal de Divinópolis. Na Academia de Letras exerceu a função de Secretário Geral nos anos de 2017, 2018 e 2019. Participou da fundação do Partido Social Democrático Brasileiro – PSDB com o então Prefeito Aristides Salgado formando o primeiro núcleo jovem do PSDB em Divinópolis juntamente com Vladimir Azevedo e Domingos Sávio. Foi Secretário Geral do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB tendo como Presidente da legenda o Prefeito de Divinópolis Galileu Teixeira Machado. Implantou o Partido Social Democrático – PSD em Divinópolis em 2011 onde também exerceu a Presidência tendo como filiado o deputado estadual Fabiano Tolentino e o deputado federal Jaiminho Martins. Exerceu a Presidência do Partido Social Liberal – PSL em 2016. Implantou, em 2017, o primeiro núcleo do Partido Novo e coordena as ações do Novo na região centro-oeste de Minas.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade