Servidores municipais de Divinópolis, em Assembleia, rejeitam greve, mas querem impeachment de Galileu Machado

Publicado por: Redação

Na Assembleia dos servidores públicos municipais, realizada na noite desta última terça-feira (29), na sede do SINTRAM, o sindicato que representa a categoria, não houve acordo quanto a nenhum tipo de paralisação, muito menos por adotar a operação tartaruga. Porém, foi votado que no dia 9 será protocolizado na Câmara de Vereadores, um pedido de impeachment do prefeito Galileu Machado, por ele não cumprir a lei do gatilho salarial que foi instituída ainda na administração do ex-prefeito Demetrius Arantes, e seguida à risca pelo ex-prefeito Vladimir Azevedo, que deixou de cumprir somente no último ano do seu segundo mandato. Ainda conforme informações, foi aprovado também que haverá manifestações pontuais dentro das próprias Secretarias.

Informativo oficial da Assessoria de Comunicação do SINTRAM

Continua depois da publicidade

 

Comissão de Servidores pedirá impeachment do prefeito Galileu devido ao descumprimento da lei do gatilho salarial

Foi realizada, ontem (30/04), assembleia unificada dos servidores públicos municipais de Divinópolis em convocação do Sintram e Sintemmd. A principal deliberação retirada pela assembleia foi o protocolo, no próximo dia 09 de maio, por uma Comissão de Servidores, de pedido de impeachment do prefeito Galileu Machado, na Câmara Municipal de Divinópolis. A petição terá como base o descumprimento da Lei Municipal 8.083/2015, mais conhecida como a “Lei do Gatilho”, que prevê a revisão automática anual dos salários do funcionalismo, de acordo com a índice IPCA da Fundação IPEAD/UFMG. Neste ano, a lei prevê a revisão automática de 4,59%, a partir dos salários de março, a qual foi descumprida pelo Executivo.

A presidente do Sintram, Luciana Santos, e o diretor do Sintemmd, Rodrigo Rodrigues, comandaram a assembleia e apresentaram o ofício da administração, informando que não será cumprida a lei do gatilho e nenhum item da Campanha Salarial 2019 será atendido  pelo governo. Os líderes sindicais relataram que na reunião com a secretária de Fazenda, Suzana Xavier, o secretário de governo, Roberto Chaves e o procurador do município, Wendel Teixeira, realizada, na última semana, os sindicatos cobraram moralidade na condução do governo, uma vez que mesmo com a crise, dia após dia, a o prefeito Galileu vem inchando a máquina pública  com contratação de cabos eleitorais. A presidente do Sintram, Luciana Santos, disse que está claro que falta planejamento na Prefeitura, pois a revisão salarial está prevista em lei e o município não se preocupou em adequar os gastos diante da crise, que se abateu sobre todos os municípios mineiros, fazendo de fato uma reforma administrativa, com fusão de secretarias e redução de comissionados. “É falta de planejamento, não tem jeito. Nos outros municípios, em que o Sintram atua teve prefeito que adiantou o 13º salário, o reajuste anual. Sabemos que muitos que estão lá não têm preparo para o cargo”, declarou  presidente.

Folha

O diretor do Sintemmd, Rodrigo Rodrigues, disse os sindicatos na reunião frisaram também que a administração não deveria ver a folha como um problema, mas sim como a solução, isso porque a Prefeitura é uma prestadora de serviço e  quem executa e leva serviços a população é o servidor municipal.  “A folha de pagamento é a razão de ser da Prefeitura, porque a Prefeitura é feita para prestar serviço e administração presta serviço pagando esse funcionário que oferece serviço para a população. A administração não pode tratar essa questão salarial como um problema, eles estão trazendo a lógica empresarial para dentro da Prefeitura e isso não pode, deve-se prezar a vida do servidor , ele que presta o serviço para a população”, disse

Deliberações

Além do pedido de impeachment a ser protocolado na Câmara, a Comissão de Servidores elaborará petição on line pedindo o apoio da categoria para o impeachment do prefeito. Foi acertado panfletagens em pontos estratégicos para denunciar a toda a população os gastos desnecessários e secretarias improdutivas da administração Galileu Machado. Outro ponto de decisão da assembleia foi a mobilização dos vereadores de oposição com o pedido de trancamento da pauta de votação. Além disso, no dia 09/05, os sindicatos deverão convocar a categoria para que representantes de cada setor da Prefeitura esteja presente demonstrando a insatisfação  com a atual administração.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. jose silva cardoso disse:

    Esse sindicato de p…. nenhuma e seus servidores (a maioria do cabide de emprego), que não fazem jus a salário nenhum, estão pensando somente no ganho deles.
    A cidade que se dane com esse prefeito absolutamente incompetente e que jamais fez algo de produtivo para sua cidade.
    Cada povo tem realmente o governo que merece!

  2. SILVA disse:

    TEM QUE LEVAR PRA CAMARA MUNICIPAL, VER QUAIS VEREADORES , TEM CORAGEM DE VOTAR A FAVOR DO GOVERNO, POR QUE A CAMARA RECEBEU O AUMENTO,

  3. anonimo disse:

    nao so o funcionalismo mas toda a cidade quer

  4. Anônimo disse:

    vai querendo

  5. Maria do Carmo disse:

    Protocolizar??????? chocada……..

  6. angela maria disse:

    muito mimimi do sintram, só para justificar alguma coisa, porém todos sabem que este pedido de impeachment não vai dar em nada, já está derrotado antes de ser protocolado.

Continua depois da publicidade