Prefeito de Santo Antônio do Monte diz que recadastramento imobiliário, aliado à boa equipe e gestão austera é sua receita de sucesso

Publicado por: Redação

O Divinews entrevistou nesta última segunda-feira (01), o Prefeito Edmilson Aparecido da Costa, o popular Dinho do Braz, e Lucas Santos, secretário de Administração, da cidade de Santo Antônio do Monte, conhecida pela carinhosamente como Samonte – Atrás da simplicidade de Dinho, que tem, segundo pesquisas, 65% de aprovação popular, existe um advogado e exímio administrador, que administra as contas públicas do município na ponta do lápis, querendo saber efetivamente de tudo. Não tem nada que não passe por seu crivo, se é ou não necessário comprar. Como exemplo, um pouco antes da entrevista, ele mesmo estava conferindo as horas extras dos servidores, se havia ou não necessidade de serem feitas – O prefeito, é um contumaz viajante (sempre de carro e nunca de avião), para Brasília e Belo Horizonte, vai atrás de emendas parlamentares, não se importando de qual partido é o deputado, e se teve ou não voto naquele município – Outra habilidade de Dinho, é sua excelente e politicamente correta relação com o Legislativo daquele município. Ressalte-se porém que, entre os 11 vereadores, mesmo os 2 opositores, todos trabalham sem politicagem e jogo de vaidades, atuam em prol do município. Como o prefeito afirmou: “É oposição saudável, fazendo algumas requisições de informações, que logo fornecemos, e para por aí. Por que não fazemos nada errado”.

Continua depois da publicidade

Dinho na entrevista afirmou que não existe mágica na administração e sim competência, com um grupo de secretários bons e experientes, além de um vice-prefeito “muito bom e muito atuante. Além de uma Câmara muito boa. Podemos falar que os 11 vereadores são parceiros da administração, e sabem da responsabilidade do Executivo e nos apoiam em nossas ações”. O prefeito finaliza sobre o tema, dizendo que o Executivo precisa passar segurança de responsabilidade dos seus atos para a Câmara. E que os vereadores, assim como os secretários participam das ações do Executivo, criando um ambiente em conjunto. E com isso nenhum projeto de autoria do Executivo, até então foi negado no Legislativo.

Recadastramento Imobiliário

Já em 2017, no primeiro ano da gestão de Dinho. O prefeito ao tomar posse, junto com o secretário de Administração, Lucas Santos, e outros membros da equipe perceberam que, com apenas os repasses constitucionais, do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), ICMS, Fundeb e IPVA, na sua sazonalidade de início de ano, avaliaram que seria quase impossível administrar o município propiciando obras de infraestrutura que a cidade tanto precisava e precisa e que os cidadãos assim como os vereadores cobram. Por essa razão para que houvesse dinheiro próprio em caixa, decidiram fazer uma licitação e contratar uma empresa para realizar o recadastramento imobiliário do município, e dessa forma, dobraram a receita nos cofres da Prefeitura. Isso sem levar em consideração que, como a renovação dos alvarás de localização das empresas é feito anualmente. O Prefeitura, tem receitas próprias do IPTU, Alvará, ISSQN, entre outras taxas.

Lucas Santos, o secretário de Administração, afirma que passados dois anos do recadastramento imobiliário, a população vendo os benefícios que são propiciados para a cidade, assimilaram as melhorias e não existe qualquer resistência para a imagem do prefeito.

Entre os inúmeros assuntos abordados na entrevista com o secretário de Administração, Lucas Santos, está a data do pagamento do IPTU, que em Samonte é em agosto, por que no entendimento da administração, é um mês menos carregado financeiramente para os contribuintes do que no início do ano, janeiro, fevereiro e março, quando existem muitas despesas, de IPVA, IPTU, voltas às aulas que emenda com o carnaval.

Outra fonte de receita, citado pelo secretário, são as renovações dos alvarás de localização das empresas, que em muitos municípios são feitas de dois em dois anos, e até de cinco em cinco anos, e em Samonte é anual, gerando recursos significativos para a cidade.

Porém, o mais importante, conforme declaração do secretário e do prefeito, o que colocou Santo Antônio do Monte nos trilhos, foram as ações do recadastramento imobiliário, e o enxugamento da folha de pessoal que teve um corte de 40%, assim que o prefeito assumiu.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade