Prefeitura de Divinópolis emite Nota Oficial desmentindo recebimento do FUNDEB

Publicado por: Redação

Principal interessada na manutenção da folha de pagamento dos servidores em dia, a Administração Municipal esclarece ser mentirosa a informação que circula em redes sociais de que a Prefeitura de Divinópolis teria recebido do Governo do Estado o repasse dos recursos atrasados do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Tal boato tenta induzir o divinopolitano ao erro quando afirma que o dinheiro está em caixa e a regularização dos salários dos professores já poderia ter sido feita.

Ora, trata-se de recurso ‘carimbado’, ou seja, com uma destinação específica. No caso, as despesas com Educação. Não faz o menor sentido imaginar que o Município teria disponível os recursos e não fizesse a quitação total dos salários. Qualquer boato neste sentido só pode ser fruto do interesse em se tumultuar a já precária condição dos Municípios e um desrespeito ao controle social, já que um Conselho Municipal, com representantes de vários segmentos, acompanha toda a movimentação dos recursos do Fundeb.

Continua depois da publicidade

É importante destacar ainda que todas as informações pertinentes ao repasse de recursos por parte dos governos Estadual e Federal são públicas, estando atualizadas no Portal da Transparência (www.divinopolis.mg.gov.br), conforme pode ser comprovado também em extrato em anexo. Além disso, é importante ressaltar de que não há liberações isoladas desse tipo de recurso para um único e determinado município.

Destaca-se ainda o fato de que, em nenhum momento, houve por parte da Administração o esmorecimento na busca pelo que é seu direito. A Prefeitura de Divinópolis integra todas as ações promovidas pela Associação Mineira de Municípios no sentido de obrigar o Estado a fazer o repasse de recursos legalmente pertencentes às Prefeituras. Na última segunda-feira (22/10), representantes do Município estiveram em Belo Horizonte para acompanhar as ações nesse sentido, principalmente no que se refere ao Fundeb, clamor maior de todos os prefeitos neste momento.

A dívida do Governo do Estado de Minas Gerais com os municípios, segundo a AMM, chega à R$ 9,4 bilhões, de acordo com levantamento realizado no dia 17 de outubro de 2018.  Mesmo com as várias promessas, o Estado não quitou os repasses atrasados e voltou a atrasar o ICMS e o Fundeb semanal das prefeituras mineiras. Sobre a chamada Lei de Securitização, que garantiria o pagamento de parte do Fundeb, não há qualquer informação a respeito.

Os atrasos dos repasses do Governo de Minas aos municípios mineiros estão inviabilizando as gestões municipais e, a cada dia que passa, a conjuntura vai ficando mais crítica. Levantamento feito no mês de setembro indica que a maioria das prefeituras mineiras não estão conseguindo pagar em dia o salário dos professores municipais. A AMM já busca, inclusive, orientações em relação ao fechamento das contas dos municípios em 2018 com os atrasos dos repasses do Governo do Estado aos municípios, principalmente o Fundeb.

Assim, diante deste quadro preocupante, a Prefeitura de Divinópolis reafirma que vem buscando de todas as formas equacionar a situação. Para tal, tem praticado, desde o início do atual mandato, um exercício financeiro pautado na busca constante da economia e boa gestão dos recursos públicos. Porém, o esforço já se mostra ineficiente diante da irresponsabilidade do Governo de Minas em confiscar o dinheiro que pertence ao povo de Divinópolis.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade