Setembro Amarelo: alunos promovem ações de prevenção ao suicídio em Divinópolis, com abraços

Publicado por: Redação

Por: Vitor Correia ->

 

Continua depois da publicidade

Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio e também é chamado de Setembro Amarelo. O movimento de iniciou em 2015, a fim de sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão. Vários casos de suicídio acontecem diariamente no país – Buscando reconhecer a importância da causa, estudantes se reuniram no quarteirão da rua São Paulo em Divinópolis, para promover o evento em prol do Setembro Amarelo, o mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida.

A ação que já ocorreu em outras localidades, se iniciou nessa semana na terça-feira de manhã e nesta quinta durante o dia todo.  Contou com a distribuição de lacinhos amarelos para simbolizar a campanha, abraços grátis, partilha de mensagens de autoestima, pessoas vestidas de palhaço para chamar atenção, aferição de pressão e não poderia faltar algodão doce para adoçar a vida daqueles que ali passavam.

Segundo Thalles Henrique, 28 anos, estudante de enfermagem da faculdade Pitágoras, a iniciativa se deu por parte de sua turma que se encontra no 10º período, com o objetivo de valorizar a vida do próximo. “O Brasil atualmente, enfrenta muitos casos de suicídio e com essa campanha que estamos fazendo, com um simples ato de abraço grátis, de um belo sorriso, pode mudar a vida de uma pessoa” ressalta o jovem.

Além disso ele afirma ser uma campanha que possa educar a população para que possam criar uma cultura de valorização. “Não é só apenas dar um abraço atoa, é transmitir paz através desse gesto, mostrar que ela não está6 sozinha” conta.

O trabalho realizado possui parceria entre o grupo de estudantes e o Centro Integral de Saúde São Bento Menni. As irmãs de caridade da cidade também apoiaram o projeto. A religiosa Lurdes Vieira, participante da Clínica Bento Menni refuta: “Nós acreditamos na vida, sabemos que ela pode ser cuidada, protegida e valorizada, e por isso estamos aqui nessa tarde.”

A preceptora de estágio dos alunos de enfermagem da universidade, Ana Gabriela, 26 anos, aproveita para reforçar o significado da cor que representa o mês de prevenção ao suicídio: “O amarelo significa a atenção mesmo, pra gente parar e voltar a nossa atenção para esse público que precisa.”

O cidadão Adelmo Bosco, 78 anos, que por ali passava e parou para entender a movimentação, expõe ao Divinews sua gratidão pela realização do evento: “Esse projeto deve ser muito valorizado, a pessoa precisa ver o que é o mundo hoje.” E ainda expressa o acolhimento que recebeu pelos estudantes e demais membros: “Sem dúvidas eu me senti muito acolhido, e se Deus quiser nós vamos conseguir passar essas orientações, vamos ter persistência!”

No próximo dia 20 desse mês acontecerá mais uma vez no centro de Divinópolis, outra ação realizada pelos alunos. Eles distribuirão sementes de Girassol, uma planta que se volta para o sol e que para os estudantes representa a valorização da vida.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade