Prefeitura realiza limpeza em áreas com risco de existir carrapatos transmissor da febre maculosa

Publicado por: Redação

A Prefeitura de Divinópolis realiza a limpeza e manutenção dos locais públicos de acordo com cronograma coordenado pela Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Semop) – Entre os locais que receberam as equipes da Semop nos últimos meses, estão: o calçadão do Porto Velho, a pista de cooper na rua Pitangui, no bairro Bom Pastor – O entorno do campo do Guarani, o local conhecido como “carrapateiro” e as margens do rio Itapecerica no bairro Porto Velho também receberam limpeza e manutenções, como capina e podas de árvores – O parque ecológico Dr. Sebastião Gomes Guimarães, conhecido como Parque da Ilha, recebeu nos últimos meses manutenção entre as pistas de asfalto, pista de skate, parquinho e áreas de maior acesso da população. Além do trabalho de capina e podas, a Semop realiza a varrição e limpeza diária do parque.

“A Semop possui cronograma de limpeza e manutenção de todas as áreas do município. Os locais são limpos seguindo o roteiro, e, além disso, realizamos a limpeza diária em vários pontos da cidade”, destacou a secretária de Operações Urbanas, Cláudia Machado.

Continua depois da publicidade

Mesmo com os trabalhos e manutenções constantes, a Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre os cuidados, devido à quantidade de capivaras encontradas próximos a esses locais, consideradas um dos principais reservatórios do carrapato-estrela ou micuim, transmissor da febre maculosa, mas o carrapato hematófago também pode ser encontrado em bois cavalos, cães, aves domésticas e roedores.

Recomendações

Evite o contato com carrapatos. Se, por acaso, estiver numa área em que eles possam existir, tome as seguintes precauções:

* Examine seu corpo cuidadosamente a cada três horas pelo menos, porque o carrapato-estrela transmite a bactéria responsável pela febre maculosa só depois de pelo menos quatro horas grudado na pele;

* Use roupas claras porque facilitam enxergar melhor os carrapatos;

* Coloque a barra das calças dentro das meias e calce botas de cano mais alto nas áreas que possam estar infestadas por carrapatos.

* Tenha cuidado ao retirar o carrapato que estiver grudado em sua pele;

* Não se esqueça de que os sintomas iniciais da febre maculosa são semelhantes aos de outras infecções e requerem assistência médica imediata. Esteja atento ao aparecimento dos sintomas comuns a vários tipos de infecção e procure um médico para diagnóstico diferencial.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade