Pediatria 24 horas do Pronto Atendimento do HSJD atende mais de 750 crianças nos primeiros 45 dias de funcionamento

Publicado por: Redação

Nos primeiros 45 dias de funcionamento da Pediatria no Pronto Atendimento 24 horas do Hospital São João de Deus, 769 crianças foram atendidas. Os casos mais frequentes foram de resfriados comuns, gripes simples, mas também atendimentos de alta complexidade por meio da Sala Vermelha, como politraumatismo, traumatismo crânio encefálico, insuficiência respiratória, pneumonias, dentre outros.
O pediatra Rafael Pinheiro, explicou que o hospital se diferencia dos demais da região por oferecer atendimento pediátrico 24 horas com a cobertura dos principais convênios. Ainda que o plantão do HSJD é o único de Divinópolis e região que tem atendimento de todos os convênios. Enquanto os demais hospitais de Divinópolis quando oferecem o atendimento integral, são limitados a determinados planos de saúde. Ele ressaltou ainda que todos os profissionais da área recebem como orientação e exigência para entrada na equipe, a realização do Curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS), que é disponibilizado pela American Heart Association, específico para reanimação e suporte a todos os quadros graves que possam acontecer em uma urgência e emergência em pediatria.

O médico informou também que toda criança deve ser acompanhada regularmente por um médico pediatra, e que a procura pelo especialista em um Pronto Atendimento deve ser em casos específicos, quando a criança está debilitada,  com febre alta e persistente, maior que 39 graus,  vômitos que não melhoram rápido, casos de dor de cabeça (ou em outros locais) muito forte que não melhoram com uso de medicação em casa, dor abdominal súbita acompanhada de vômitos repetidos, crises de falta de ar súbita e cansaço intenso, quedas e acidentes com perda de consciência, convulsões, suspeita de ingestão por substâncias tóxicas e acidentes com animais peçonhentos são exemplos de casos que devem ser levados para o pediatra do Pronto Atendimento avaliar.
Já o diretor técnico do HSJD, Eduardo Mattar, diz que pacientes que fazem o uso do Sistema Único de Saúde (SUS) também podem ser atendidos pela especialidade de pediatria 24 horas, porém apenas em casos graves, socorridos pelo SAMU, através da Sala Vermelha. Que no caso de urgência e emergência o paciente tem que ser atendido via SAMU, quando os profissionais irão avaliar se a criança precisa de atendimento avançado de urgência e emergência no Hospital São João de Deus, ou caso contrário, poderá ser encaminhada para a UPA

Continua depois da publicidade

 

Fonte: Comunicação HSJD

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade