Divinópolis: Vacinação contra a dengue tem a faixa etária ampliada a partir de segunda-feira

Publicado por: Jhenifer Gonçalves

A partir desta segunda-feira (13), a oferta da vacina contra dengue em Divinópolis será ampliada para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos que residem no município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), crianças e adolescentes devem comparecer em qualquer unidade básica de saúde, acompanhados pelos pais ou responsáveis, e devem estar com o CPF ou cartão do SUS, além do cartão de vacinas.

Continua depois da publicidade

Os que não estão cadastrados ou vinculados na unidade de saúde terão que apresentar um comprovante de endereço.

A escolha pela faixa etária a ser contemplada nessa estratégia de ampliação levou em consideração a Nota Técnica Nº 65/2024, elaborada pelo Ministério da Saúde e pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), que definiram diretrizes para os municípios que estavam com estoque excedente de vacinas.

De acordo com a Semusa, a vacina contra a dengue não pode ser administrada concomitantemente com outras vacinas.

Caso as crianças tenham sido vacinadas com vacinas compostas por vírus inativos, como o da gripe, a vacina contra a dengue só poderá ser administrada com, no mínimo, 24 horas de intervalo.

Já em relação às vacinas com vírus atenuados, como a tríplice viral e a febre amarela, o intervalo recomendado é de 30 dias.

As pessoas que tiveram infecção pelo vírus da dengue deverão aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina contra dengue (atenuada).

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade