Otacílio Macedo, dono de um supermercado no município de Carbonita no Vale do Jequitinhonha, interior pobre de Minas Gerais, disse em entrevista ao portal da TV Record (R7), depois que a denúncia apareceu em uma matéria do Fantástico, que fez tudo sozinho, para ajudar a filha “a realizar um sonho, que é cursar a faculdade de medicina”; ele contou que pagaria R$ 50 mil e não R$ 180, como divulgou a Policia Federal, para uma quadrilha passar o gabarito do Enem antes da prova, e afirmou que a filha, Sofia Azevedo Macedo, de 19 anos, só soube do esquema no dia do teste; no ano passado, Sofia se manifestou contra a corrupção, pedindo “Fora, Dilma” – A jovem, bastante abalada com a repercussão do caso de corrupção, e as mensagens contra ela, deletou sua página no Facebook.
Sobre Carbonita: Localizada no Vale do Jequitinhonha Carbonita tem sua base econômica na produção do carvão vegetal. Outro ponto interessante sobre sua população, é a redução significativa de habitantes durante o ano, quando muitos se deslocam para cidades mais desenvolvidas para trabalhar. Ainda sobre os seus habitantes, destacam-se pela hospitalidade e a vontade coletiva de lutar por uma Carbonita melhor - Situada a 421 km de Belo Horizonte e a 135 km de Diamantina, na zona do Alto Jequitinhonha, ao Nordeste de Minas Gerais - A área do município é de 1.337 km², com altitude variando de 972 m (máxima) e 625 m (mínima). Na sede do município a altitude é de 672 m acima do nível do mar.
As cidades que fazem fronteira com Carbonita são: Turmalina, Veredinha, Itamarandiba, Diamantina, Senador Modestino Gonçalves e Bocaíuva.






