MENSALÃO DO PT: chegou a vez da corrupção ativa na Ação Penal 470

Publicado por: suporte

Depois de condenar dez políticos por corrupção passiva na última segunda-feira (1º), o Supremo Tribunal Federal (STF) começa a analisar hoje (3) as acusações sobre corrupção ativa na Ação Penal 470, conhecida como processo do mensalão.

Esta é a segunda etapa do Capítulo 6 da denúncia do Ministério Público Federal (MPF), que trata de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha entre os partidos da base aliada ao governo entre 2003 e 2004.

Continua depois da publicidade

Para facilitar a logística, os ministros decidiram separar o capítulo em duas partes, julgando primeiro os acusados de corrupção passiva e, depois, os de corrupção ativa. Na segunda-feira, o STF concluiu a análise da primeira etapa, que envolvia 13 réus, condenando dez por corrupção passiva, 11 por lavagem de dinheiro e cinco por formação de quadrilha.

Na segunda fase que começa hoje, figuram políticos ligados ao PT (José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares), ao núcleo publicitário (Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Rogério Tolentino, Simone Vasconcelos e Geiza Dias) e o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto, à época filiado ao PL (atual PR). Todos são acusados apenas de corrupção ativa.

O julgamento será retomado a partir das 14h, com o voto do relator do processo, Joaquim Barbosa. Depois, será a vez do revisor Ricardo Lewandowski e, em seguida, votam, pela ordem decrescente de antiguidade na Corte, os ministros Rosa Weber, Luiz Fux, Antonio Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e o presidente do STF, Carlos Ayres Britto.

A sessão desta quarta é a trigésima primeira de dedicação exclusiva à Ação Penal 470. O STF analisa o processo desde o dia 2 de agosto, quando voltou do recesso de julho. Até agora, dos sete capítulos da Ação Penal, três foram concluídos e o quarto é o que está em andamento.

Desde então, a Corte concluiu que houve desvio de dinheiro púbico na Câmara dos Deputados e no Banco do Brasil, gestão fraudulenta no Banco Rural, lavagem de dinheiro promovida pelo núcleo financeiro e publicitário e corrupção passiva entre os partidos da base aliada (PP, PL, PTB e PMDB).

Ainda falta decidir sobre corrupção ativa (segunda metade do Capítulo 6), lavagem de dinheiro entre integrantes do PT e o ex-ministro Anderson Adauto (Capítulo 7), lavagem de dinheiro e evasão de divisas do publicitário Duda Mendonça e de sua sócia Zilmar Fernandes (Capítulo 8), e formação de quadrilha entre políticos do PT e o núcleo publicitário (Capítulo 2).

Continua depois da publicidade

FONTE: 247 / Agência Brasil

Nos comentários do site Brasil247. Não existe nenhuma restrição nem retaliação. Todos escrevem o que querem e fica por isso mesmo. Veja alguns exemplos:

7 comentários em “Chegou a vez da corrupção ativa na Ação Penal 470”
  1. ALCEU DISPOR 3.10.2012 às 09:38
    Segue abaixo os nomes dos integrantes da CPIM do Cachoeira. A população precisa saber em quem não votar. Esses senhores fizeram um papelão, gastaram nosso dinheiro, protegeram bandidos e perderam a oportunidade, junto com o Mensalão, de passar uma imagem melhor da instituições brasileiras. São na verdade coniventes, lenientes e cumplices de toda a sujeira que deveriam investigar. Acorda Brasil!!! Segue abaixo o nome dos meliantes. Grato!!! PT Cândido Vaccarezza (SP) Odair Cunha (MG) Paulo Teixeira (SP) Doutor Rosinha (PR) Luiz Sérgio (RJ) Sibá Machado (AC) PMDB Íris de Araújo (GO) Luiz Pitiman (DF) Edio Lopes (RR) João Magalhães (MG) PSDB Carlos Sampaio (SP) Fernando Francischini (PR) Domingos Sávio (MG) Rogério Marinho (RN) PP Gladson Cameli (AC) Iracema Portella (PI) DEM Onix Lorenzoni (RS) Mendonça Prado (AL) PR Maurício Quintella Lessa (AL) Ronaldo Fonseca (DF) PSB Paulo Foletto (ES) Glauber Braga (RJ)
  2. Gond 3.10.2012 às 09:34
    Enfim chegou o dia de colocar o CHEFE DA QUADRILHA no xilindró!
  3. Reg 3.10.2012 às 08:47
    A podridão chegou à suprema corte, que não tem o menor compromisso com a verdade, apenas com os holofotes da mìíírdia. Mandaram às favas os escrúpulos ao condenarem sem provas e contra a Constituição. Batman de araque. Inquisidor dos infernos. Seu dia chegará, porque Deus é grande.
  4. Henrique 3.10.2012 às 08:45
    Vocês do STF estão fazendo um julgamento de exceção! Vocês, Ministros Barbosa e Gilmar, dormiam durante a defesa dos acusados! Onde está a propalada “ilibada reputação”? Vocês do STF, especificamente os Ministros Joaquim Barbosa (processado pela mulher), Ayres Brito (problema com o genro) estão com o rabo preso com a mídia. O Ministro Celso de Mello quer fazer “história” agora que vai se aposentar então faz o jogo da mídia e demagogicamente condena. O Ministro Gilmar Mendes é da casa (mídia). As Ministras Rosa e Carmem Lúcia estão amedrontadas, apavoradas e assim para evitar o confronto coma mídia votam com os quatro Ministros acima. O MInistro Tófoli também está amendrontado! Somente restaram os Ministros Lewandowski e o Marco Aurélio independentes da mídia e das forças reacionárias. A tese “domínio do fato” é essencialmente golpista e visa pegar o Lula (para desmoralizar as forças populares) e depois pegar a Dilma para acabar de vez com as forças populares. Cabe à Polícia Federal proteger os Ministros do STF, mas o comando do exército resolveu fazê-lo ao Ministro Barbosa por conta própria passando por cima da Presidenta Dilma. Como diria o Galvão Bueno, nossa democracia já foi melhor!
  5. PERGUNTAR POR JOAQUIM/? 3.10.2012 às 07:56
    ESTÁ VENDA NÃO É CORRUPÇÃO ATIVA DA JUSTIÇA?COMO OS MINISTRO DO STF VENDE SENTEÇA PRA ASSASINO DA DORATY,FICAR SOLTO ESTE DINHEIRO NÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO,OS SENHORES DECLARAM NO IMPOSTO DE RENDA? ESTE TIPO DE DINHEIRO,VAI TER QUE LAVAR ELE.
  6. PERGUNTAR POR JOAQUIM/? 3.10.2012 às 07:52
    A JUSTIÇA RECEBER 100.000 MIL DA MULHER DO CACHOEIRA PRA FICAR CALADA E NÃO FALAR NAD DO SISTEMA DA CORRUPÇÃO DOS BINGOS. ESTE DINHEIRO OS SENHORES NÃO ESTÃO VENDENDO PRA ELA A LIBERDADE DE CONTINUAR COM A CONTRAVEÇÃO?PORQUE O CERTO SERIA FALA OU VAI PRESA?
  7. Emanuel Cancella 3.10.2012 às 07:45
    FALA SÉRIO PROCURADOR Ficamos felizes em ter um procurador Geral da República que não seja um engavetador geral da República como era conhecido Geraldo Brindeiro, no governo de FHC. O procurador Roberto Monteiro Gurgel Santos foi indicado por Lula. Gurgel pode ser acusado de tudo, menos de ser amigo de Lula. Pois vejamos, o mesmo Gurgel que bate duro no PT, no processo do Mensalão, acaba de mandar arquivar o processo contra o deputado federal do PPS/RJ, Stepan Nercessian, envolvido na CPI do Cachoeira. Stepan pegou um empréstimozinho de R$ 175 mil com o bicheiro para comprar uma casinha para a mamãe. O cidadão comum financia a casa própria no Banco em 15/ 20 anos. Stepan, que não tinha o dinheiro, pagou em quanto tempo? Qual o juro cobrado? Cadê os recibos? Se Stepan não pegou financiamento no banco, por que não pediu empréstimo à Globo, seu patrão? Pedir a um bicheiro? Gurgel aceitou os argumentos da defesa do deputado que alegou que ele pagou a divida com o bicheiro. Por acaso Stepan é artista da Globo. Ah, está explicado! Matéria enviada para publicação no dia 3/10 entre outros aos jornais: JB, Folha, Estadão, O Globo e nas revistas, Veja e Época. RIO DE JANEIRO, 03 de outubro de 2012

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados