Segundo reportagem publicada nesta quarta-feira pela jornalista Carla Kreefft, editora de Política do jornal O Tempo, o prefeito da capital, Marcio Lacerda (PSB), teria manifestado, nos bastidores, preferência por uma mulher como candida a vice-prefeito em sua chapa.
Essa seria, inclusive, uma saída para o duradouro impasse no PT para achar um nome para fazer companhia ao prefeito em outubro. Além disso, há a expectativa de que, diante da popularidade alta da presidente da República, Dilma Rousseff, o tradicional temor de uma mulher em cargos majoritários a cada dia fica apenas no passado.
Segundo a matéria de O Tempo, quatro petistas contemplariam o perfil desejado por Lacerda: a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Thais Pimentel – mulher do ministro do Desenovolvimento e ex-prefeito de BH Fernando Pimentel; Neusa Fonseca, da regional Oeste; Rita Margarete, que comanda a regional Leste; e Flávia Mourão, administradora da regional Venda Nova.
Se uma delas for confirmada, a chance de assumir a prefeitura em 2014 – claro, desde que vençam as eleições deste ano – são grandes. A cada dia o nome do prefeito Marcio Lacerda se fortalece como candidato ao Palácio Tiradentes. Reforçam essa tendência: o PSDB não tem nomes fortes para 2014 no estado – desde que Aécio Neves confirme o que diz e não tente uma volta ao governo mineiro – e a necessidade que a cúpula nacional do PT tem de fechar um acordo com o governador socialista de Pernambuco, Eduardo Campos – abrir mão de uma candidatura própria em Minas faz parte das solicitações do governador pernambucano.
![]() |
Se Marcio Lacerda, sair candidato ao Governo de Minas em 2014 e vencer, uma dessas mulheres, também se Marcio for reeleito Prefeito de Belo Horizonte, poderá ocupar a Prefeitura da capital mineira.







