Toda grande mídia nacional está questionando a legitimidade de duas atitudes já respondidas pelo governo como dentro da Lei. Entendidas, mas não assimiladas pela imprensa. E por que a celeuma do assunto?
Resposta simples de responder. Faz parte do trabalho da imprensa fazer o famoso questionamento: “posso fazer, está dentro da Lei. Nada impede que seja feito, mas devo fazer? – “ Como minhas atitudes ou ações serão interpretadas pela opinião pública?”
É esta pergunta que todo político deveria fazer antes de tomar qualquer decisão em sua vida, que eles erroneamente pensam ser pessoal e privada, mas que na realidade só passará a ser quando deixarem o poder.
Mas não fazem. Tal como crianças, quando são pegas em flagrante delito, desconcertadamente tentam consertar o erro com as desculpas mais pueris possíveis, ou desmentidos sem pé nem cabeça.
Mas, no caso das férias de Lula e sua grande família, o problema foi resolvido dentro da legitimidade de um simples convite do ministro da Defesa Nelson Jobim.
O caso dos passaportes diplomáticos dos dois filhos do ex-presidente, o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, avocou o decreto 5.978/2006, que diz ser uma prerrogativa dele (ex-ministro), o direito de conceder a autorização dos passaportes em caso de “interesse do país”. E, Celso julgou que era o caso.
Membros do ex-governo e do atual, cumprindo seus papeis de defesa de membros do PT e em especial de Lula, acham a discussão provocada pela imprensa, principalmente todo o sistema Globo, de uma irrelevância absoluta.
Neste contexto, inserem-se muitos questionamentos do Divinews sobre os mais diversos assuntos, deixando para os leitores julgarem se é ou não relevante. Se procede ou não as noticias literais, suposições ou denuncias.
Há alguns meses um assunto tem circulado na Câmara de Divinópolis, mas especificamente entre os vereadores de oposição declarada ao prefeito. Que em apenas dois anos de mandato ele (Vladimir) seria o proprietário de uma grande e linda casa, quase uma mansão, no Lago de Furnas.
Se a noticia for confirmada. Vladimir tem todo o direito de ter uma bela casa em Furnas, ele pode, não é contra a lei, não existe ilicitude nisto. A pergunta é: ele pode, mas deve?





