O blecaute ocorreu às 22h13min. Em Divinópolis, embora não tenha ocorrido falta de energia foi sentido através de uma brusca queda.
Divino Barros Vieira, explicou que Divinópolis faz parte do sistema elétrico de interligação brasileiro, não se sabe exatamente de onde vem a energia, mas faz parte desta malha elétrica as usinas do Gafanhoto, Jaguará, São Simão, Emborcação, três Marias.
O “pic” de energia aconteceu quando automaticamente estava sendo feito uma transferência de uma rede para outra em conseqüência do problema ocorrido no sul do país.
O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou nesta quarta-feira (11) que o apagão que deixou dez estados brasileiros no escuro teve origem em função de condições adversas meteorológicas. Em entrevista coletiva nesta manhã, ele afirmou que os problemas ocorreram em três linhas de transmissão, que recebem energia vinda da usina hidrelétrica de Itaipu (PR).
Segundo o secretário, as panes ocorreram em duas linhas que ligam a cidade de Ivaiporã, no centro do Paraná, a Itaberá, no sul de São Paulo. E outra, em uma estação que liga Itaberá a Tijuco Preto (SP).
A energia, segundo o secretário, foi restabelecida quatro horas depois do começo do blecaute, que teve início às 22h14 de terça-feira (10). “Não há danificação de equipamentos. Houve uma frente [fria] muito forte, com ventos e chuvas muito fortes, concentradas em Itaberá”, explicou. A cidade recebe circuitos da usina hidrelétrica de Itaipu e redistribui energia para outras regiões.
Zimmermman destacou, porém, que as causas do apagão ainda não foram exatamente definidas. A origem do problema deverá ser apresentada em reunião marcada para às 17h, no Centro Nacional de Operação do Sistema Elétrico (CNOS).






