Várias autoridades e lideranças comunitárias da região estiveram presentes, entre as quais o próprio prefeito, Vladimir Azevedo, o deputado estadual Domingos Sávio, entre outros.
A inauguração da Unidade de Pronto Atendimento nesta área vai desafogar o fluxo de atendimento do pronto-socorro dos moradores residentes na região sudeste.
Com a triagem das UPAs, as filas que atualmente existem nos hospitais e o direcionamento para o pronto-socorro, diminuirão significativamente.
Existem três tipos de UPAs. Em Divinópolis é a classificação tipo 3, com 20 leitos e capacidade de atendimento para 450 pacientes/dia
Criado em 2002, o projeto das UPAs 24h integra a Política Nacional de Atenção às Urgências e baseou-se em experiências de sucesso em cidades como Campinas (SP), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG). Essas unidades prestam assistência emergencial de baixa e média complexidade 24 horas por dia. Elas atendem demandas da população e estão integradas ao SAMU, à rede básica e ao Programa Saúde da Família. Quando chegam às unidades, os pacientes são avaliados. Eles podem ser liberados, permanecer em observação por até 24 horas ou ser removidos para um hospital.







