Venda e produção de aço em abril mostram sinais de recuperação

Publicado por: suporte

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS) divulgados na sexta-feira, as vendas de produtos siderúrgicos em abril no país subiram 2,2 por cento sobre março, para 1,2 milhão de toneladas.

Enquanto isso, a produção teve ligeira melhora de 0,1 por cento na mesma comparação, para 1,7 milhão de toneladas. Para o instituto, o desempenho “reflete um início de recuperação no mercado interno”.

Continua depois da publicidade

Mas, no quadrimestre, as vendas de 4,3 milhões de toneladas representam queda de 42,5 por cento com relação ao mesmo período do ano anterior.

De janeiro a março as grandes siderúrgicas do país amargaram quedas consideráveis de lucro diante de tombo na demanda.

A produção de aço laminado em abril no país somou 1,5 milhão de toneladas, alta de 11,5 por cento na comparação com março e queda de 33,8 por cento ante um ano antes.

“Com esses resultados, a produção acumulada no primeiro quadrimestre totalizou 6,7 milhões de toneladas de aço bruto e 4,9 milhões de toneladas de laminados, o que significou quedas de 41,7 por cento e 43,3 por cento respectivamente sobre o primeiro quadrimestre de 2008”, informa o IBS.

A CSN divulgou na véspara queda de 52 por cento no lucro do primeiro trimestre e informou que espera redução de 20 por cento nas vendas em 2009. A rival Usiminas, informou também que espera mesmo percentual de retração nas vendas, depois de sofrer prejuízo de 112 milhões de reais nos três primeiros meses do ano.

As exportações de produtos siderúrgicos em abril somaram 653,4 mil toneladas, num total 359,7 milhões de dólares.

Continua depois da publicidade

O volume exportado foi 22,3 por cento superior a março, enquanto a receita cresceu 7,1 por cento.

As exportações do primeiro quadrimestre totalizaram 2,1 milhões de toneladas e 1,4 bilhão de dólares, representando queda de 40,24 por cento em volume e de 41,3 por cento em valor quando comparado ao mesmo período do ano anterior, pressionadas pelo fraco desempenho do primeiro trimestre.

Em termos de importações, o IBS registra para abril volume de 136,4 mil toneladas, expansão de 16,8 por cento sobre mesmo período do ano passado.

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados