Governo planeja trem-bala ligando São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba

Publicado por: suporte

O governo brasileiro informou que vai abrir licitação para a construção de 4,7 mil quilômetros de ferrovias no Brasil nos próximos anos. A medida provisória (MP) publicada nesta terça-feira pela Presidência da República também autoriza o estudo de viabilidade de um trem-bala ligando Belo Horizonte, São Paulo (capital) e Curitiba. Esta ligação teria 1.150 quilômetros de extensão.

Todos os trechos estão sob concessão da Valtec, que por meio da mesma Medida Provisória foi transformada em empresa pública, sob a forma de sociedade por ações, vinculada ao Ministério dos Transportes.
 
Antes de chegar ao trecho entre Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo, o governo pretende viabilizar o trem-bala entre o Rio de Janeiro e a capital paulista.
 
A licitação para definir as empresas que construirão o trem de alta velocidade, que também passará por Campinas (única cidade do interior do país que deverá receber o treim) deve acontecer no primeiro semestre de 2009. Os investimentos do projeto devem somar R$ 11 bilhões, e, em sua maioria, virão da iniciativa privada.
Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados