Com confirmação de mortes por febre maculosa Prefeitura de Divinópolis restringe acesso ao Parque da Ilha


A Prefeitura de Divinópolis anunciou, nesta quarta-feira (08/08), que está restrito o acesso do público ao Parque da Ilha. A medida é por período indeterminado e reforça as ações de saúde pública tomadas pelo município no sentido de combater possíveis casos de febre maculosa. Atualmente, três óbitos registrados em Divinópolis são suspeitos e aguardam confirmação laboratorial – “Estes três casos têm em comum o fato de que as vítimas, em algum momento, estiveram no Parque da Ilha. Porém, é importante ficar claro que essas visitas ao local se deram antes das ações preventivas tomadas pela Prefeitura”, destacou o Secretário de Saúde, Amarildo de Sousa. Segundo ele, desde então foram adotadas ações importantes como a restrição do acesso à área de mata e a aplicação de produtos para conter o carrapato. “Mesmo com a restrição de algumas áreas consideradas de risco, como a trilhas em meio a mata, pessoas estavam circulando por estes locais e até mesmo arrancando a sinalização colocada nesses espaços. Sendo assim, não tivemos outra alternativa”, reforçou.

Técnicos de saúde e ambientalistas, porém, reforçam as recomendações que qualquer risco em relação aos vetores do transmissor da febre maculosa não se resume ao Parque da Ilha. Qualquer outro animal hospedeiro de carrapatos, em qualquer outro local de Divinópolis deve ser motivo de atenção.

Escola
A força-tarefa do município que acompanha essa situação, formada por representantes de várias secretarias, visitou também a Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro para desmentir os boatos vinculados em grupos de rede social alertando para qualquer tipo de registro no local.

Segundo a Secretária de Educação, Vera Prado, a escola tem garantido todo o cuidado nesse sentido e a distância do Parque da Ilha não pode ser tratada como um agravante. “Todos os cuidados são sempre foram tomados, não só agora. O que estamos é reforçando esse trabalho”, disse.

A direção da escola divulgou uma nota reafirmando que todos os cuidados estão sendo tomados:
“A Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro reafirma o compromisso que tem com seus alunos, principalmente por considerar que a educação oferecida perpassa, necessariamente, também pelo acompanhamento psicológico, comportamental e de saúde de seus pequenos. Assim, servidores desta escola nunca mediram esforços no sentido de oferecer o melhor a cada um de nossas crianças.
Dito isso, é importante ressaltar que nenhum aluno da Escola Professor Darcy Ribeiro esteve no Parque da Ilha este ano em qualquer tipo de atividade escolar. Todas as atividades, sejam elas pedagógicas, físicas ou de socialização, se resumem exclusivamente ao perímetro da escola.
E mais: o espaço físico da escola tem recebido toda a atenção necessária, principalmente no que se refere aos cuidados de saúde e segurança de nossos alunos. Além das melhorias de infraestrutura implementadas periodicamente, o prédio passa por dedetização. A última delas se deu este mês em 3 de agosto, até mesmo como forma de reforço.

Resta ainda dizer da importância da participação da comunidade escolar na prevenção. Há registros de crianças que chegaram à escola com carrapatos e, questionadas, relataram situações de exposição na lida diária. Por isso é importante que pais e responsáveis fiquem atentos.
Apesar da área de maior preocupação estar condicionada ao Parque da Ilha, os carrapatos podem ser encontrados em toda parte. Por isso, é importante a verificação permanente.

O momento não é de se criar pânico ou desencadear ações desmedidas. Mas sim de redobrarmos a atenção. Isso sim é mais eficiente. Verifique atentamente a pele da criança, quantas vezes forem necessárias e fique atento aos vetores do carrapato. A Escola Municipal Darcy Ribeiro é sua parceira não só nesse momento específico, mas no desenvolvimento completo de nossas crianças. Podem ter certeza que nos preocupamos muito com cada um deles”.

Foto:
Ambientalista Claudemir Cunha e o secretário de Saúde, Amarildo de Sousa

 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.