7ª Região Integrada de Segurança Pública lança Operação Força Tarefa de Prevenção e Repressão à explosão de caixas eletrônicos

Publicado por: Redação

Foi lançada na manhã de hoje, 17Nov17-Sex, no auditório do 7° Departamento da Polícia Civil, em Divinópolis, a Operação Força Tarefa de Prevenção e Repressão a explosão de caixas eletrônicos da 7a RISP – O evento foi aberto pelo Comandante da 7ª RPM, Coronel Helbert William Carvalhaes, que explicou o conceito da operação, abordando os pontos principais do trabalho conjunto entre Polícia Militar e Polícia Civil, enfatizando as principais estratégias adotadas como o contato com as agências bancárias no sentido de orientar quanto as medidas de segurança a serem implementadas como a instalação de cortina de fumaça, reforço da segurança física dos estabelecimentos e outros dispositivos de segurança dificultadores da ação dos meliantes.

Destacou a importância desse trabalho integrado, a partir do treinamento e da qualificação das equipes, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil que estarão atuando em conjunto nas ações preventivas e repressivas, com a utilização de armamento de alto impacto para fazer frente às eventuais demandas nos 50 municípios que integram a 7ª RISP. A equipe Policial Militar atuará em harmonia de esforços com a equipe Policial Civil, numa ação conjunta em sintonia com a Força Tarefa Integrada criada no Estado de Minas Gerais para essa finalidade.

Continua depois da publicidade

Entre as estratégias de trabalho traçadas estão a busca e a troca constante de informações entre as duas equipes de trabalho, e com outras Regiões Integradas limítrofes, visando o monitoramento de suspeitos e a neutralização de eventuais ações delituosas, por meio do cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão de alvos levantados pela inteligência e o desenvolvimento de operações policiais pontuais, tanto preventivas quanto repressivas.

Falou sobre a possibilidade de implantação do sistema “OCR” (Optical Character Recognition) que é uma tecnologia de processamento de imagens para reconhecimento de caracteres com o objetivo de identificar automaticamente códigos alfanuméricos, que pode ser utilizada de forma adaptada com o sistema olho vivo e que facilitará o monitoramento das vias públicas, por meio da identificação de veículos suspeitos e/ou com queixa roubo/furto.

Em sua fala o Chefe do 7º Departamento da Polícia Civil, Dr. Ivan José Lopes, salientou a utilização de tecnologia de ponta na área da Inteligência de Segurança Pública, por meio do compartilhamento das informações entre as duas equipes polícias (Militar e Civil), além da atuação conjunta na prevenção e repressão. Disse também que a materialidade dos locais desse tipo de crime, pode ajudar na identificação de grupos de criminosos. Esse grupo está intensificando a interlocução entre as nossas unidades policiais, de modo a otimizar o trabalho. E sobretudo viabiliza a análise de vínculo de informações e de vestígios materiais dos locais de crimes.  Estamos buscando inclusive uma maior aproximação com a Polícia Federal, com referência às investigações que estão a cargo dela: quando envolve Caixa Econômica Federal ou agências de Correios.

Ressaltou que na 7ª RISP os crimes relacionados à explosão de caixas eletrônico estão estagnados, sendo que em 2015 houve uma redução em mais de 50 por cento em relação ao número de casos registrados e, 2014, destacando que em 2016 foram registrados 22 eventos dessa natureza contra 19 consumados em 2017 até a presente data e que a perspectiva é que por meio dessa operação conjunta a situação se mantenha sob controle.

Ao final da apresentação as duas equipes que irão atuar conjuntamente, da Polícia Militar e da Polícia Civil, armadas e equipadas de forma condizente com a missão que irão cumprir, foram apresentadas à imprensa, tendo o Cel Carvalhaes e o Dr. Ivan concedido uma entrevista coletiva sobre a Operação Força Tarefa na 7ª RISP, elucidando algumas dúvidas levantadas pelos profissionais da imprensa presentes à reunião.

FONTE: Sala de Imprensa da Operação Força Tarefa

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. HERÁCLITO DIÓGENES PINTO disse:

    Isso é muito bom para toda região pois aqui em Lagoa da prata acabou no final de semana é feriado os bancos são lacrados todos fechando não funciona nei um caixa eletrônico,quem perde somos nós que precisamos de dinheiro final de semana,Deus abençoe sempre vocês

Continua depois da publicidade