Defesa Civil faz alerta para período chuvoso em Divinópolis


A limpeza de calhas, ralos, telhados e valas nas residências é de fundamental importância, de acordo com a Defesa Civil.  A colocação de materiais de construção como areia e brita nas calçadas e ruas também deve ser evitada, pois podem ser levados pelas enxurradas, obstruindo tubulações – Ainda de acordo com a Defesa Civil, em caso de ventanias e tempestades desligue aparelhos elétricos da tomada, busque abrigo em local seguro, evite se abrigar ou estacionar o carro debaixo de árvores. Nunca se aproxime de cabos de rede elétrica caídos na rua, nem tente socorrer pessoas nestes casos, chame 192 ou 193.

Plano de Contingência

Em março, o prefeito Galileu Machado assinou o decreto 12.542, que trata do Plano de Contingência da Defesa Civil de Divinópolis. O documento estabelece as atribuições e ações de diversos segmentos que compõem o serviço de respostas emergenciais.

Na oportunidade, o prefeito destacou a importância de elaborar o plano de contingência. “Com este plano, os órgãos integrantes do sistema municipal de defesa civil do município assumem o compromisso de atuar de acordo com a competência que lhes é conferida, bem como a criação e manutenção das condições necessárias de segurança”, destacou o prefeito.

De acordo com o decreto, ficaram estabelecidas ações a serem executadas na eventual ocorrência de intempéries que tenham como consequências enchentes, inundações, desabamentos ou desmoronamentos, como forma de preservar a integridade física e moral dos munícipes, bem como objetivando a preservação do patrimônio público e privado.

 

Fonte: Diretoria de Comunicação Prefeitura

 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.