Jaime Martins em reunião com a presidente da Copasa cobra solução para os problemas da empresa em Divinópolis

Publicado por: Redação

O deputado federal, Jaime Martins, junto com os vereadores Rodrigo Kaboja e Janete Aparecida, ambos do PSD, além do peemedebista Edsom Sousa, estiveram na manhã desta sexta (29), reunidos com a presidente da Copasa, Sinara Inácio Meireles Chenna.

Na reunião, o deputado ressaltou o fato de que a Copasa tem sido a inimiga número um de Divinópolis, e que se mostrou contra a companhia em seus mandatos como vereador. No entanto, ele afirmou que a empresa também passou por dificuldades nos últimos anos. “Nós queríamos aqui conversar sempre sobre este tema, sabemos aqui as dificuldades que a sua gestão encontrou quando assumiu a Copasa como uma PPP, quando ela estava na contramão da história, e foram necessários muitos ajustes jurídicos. Mas nós estamos aqui hoje junto com os vereadores para pedir que sejam tomadas providências de caráter definitivo para resolver o problema da crise hídrica, porque tivemos falta de água durante dias em muitas casas e a qualidade da água também estava comprometida. Também pedir providências na questão do esgoto, com relação as taxas cobradas nas contas de água da população e a necessidade de tratar o esgoto para cuidar do rio Itapecerica.”

Continua depois da publicidade

A presidente da Copasa então respondeu ao deputado que a companhia já assumiu a licitação para dar continuidade às obras de esgoto. Quanto a falta de água no município, ela afirmou que o período de estiagem é difícil de ser contornado, mas que investimentos estão sendo realizados no sistema de água.

“Quando assumimos em 2015 a Copasa ainda estava colocada na forma de uma PPP. Inicialmente não tínhamos alternativa senão tentar encaminhar contrato que estava equacionado do ponto de vista da licitação pela gestão anterior. Este contrato, infelizmente, por diversos motivos, não foi possível de ser levado adiante. As obras começaram, paralisaram, e a Copasa tomou uma decisão respaldada por altos níveis do governo que romperíamos então esta PPP e assumiríamos a licitação das obras do esgoto. Fizemos então o edital, os orçamentos para as obras, adequamos o projeto e estaremos em breve inicialmente efetivando com ritmo adequado as obras de tratamento de esgoto em Divinópolis. Para a questão da água, este período de estiagem é de fato um período difícil de ser contornado, e por isso pedimos a compreensão da população. Mas estamos também fazendo investimentos no sistema de água, e com perspectivas de início de obras em breve. Então a Copasa está procurando atuar no sentido de resgatar essa dívida histórica que ela tem aí com o município de Divinópolis, e estamos firmes neste propósito.”

A presidente também anunciou que a execução do início das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ocorrerá na primeira quinzena de outubro, pois a ordem de serviço já está preparada para ser emitida. Ela também anunciou outras soluções para o problema de desabastecimento de água potável no município.

João Victor Silva

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade